Asset Publisher Asset Publisher

10 anos da Lei da Nacionalidade em números - "um balanço que nos deve orgulhar”

Imagem em Destaque
10 anos da Lei da Nacionalidade em números - "um balanço que nos deve orgulhar”
Os resultados, a nível internacional e nacional, da última década da Lei da Nacionalidade, aprovada, em 2006, na Assembleia da República, estiveram em análise no Seminário "Dez anos da Lei da Nacionalidade", realizado esta terça-feira, dia 6 de junho, no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República. 
O Debate reuniu o Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, a Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, o Presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Bacelar de Vasconcelos, e o Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado.
Em foco, neste Seminário, esteve o lançamento da publicação “Acesso à Nacionalidade Portuguesa: 10 anos da lei em números”, produzida pelo Observatório das Migrações (OM), do ACM, a assinalar também o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A ocasião contou com a presença de Thomas Huddleston, responsável pelo Índice de Políticas de Integração de Imigrantes (MIPEX), e Catarina Reis Oliveira, Diretora do OM e responsável pelo Estudo em questão.
"Uma sociedade inovadora, criativa e aberta a novas ideias” em construção
A revisão de 2006 da Lei da Nacionalidade revelou-se, para o Ministro-Adjunto, de extrema importância. As alterações estabelecidas na época “(…) fizeram uma diferença profunda” num país que, hoje, “é indicado como um dos que melhor acolhe e integra os imigrantes”. Se a aquisição da nacionalidade “era antes residual” ficou marcada, desde então, por “um novo tempo”, com o aumento significativo do número de estrangeiros que solicitaram a nacionalidade portuguesa.
Com efeito, a partir desse ano, face às mudanças na regulamentação, sobretudo ao nível do reforço dos jus solis (nacionalidade originária obtida em virtude do território onde o indivíduo nasce) e da diminuição do período de residência legal para ser possível fazer o pedido de aquisição da nacionalidade, foram 477 mil os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, sendo esta concedida a 401 669. Nos dez anos que antecederam a alteração à Lei da Nacionalidade, foram 61 156 os que fizeram o pedido, representando uma média de 5,6 mil por ano, sete vezes menos. “Este é um balanço que nos deve orgulhar”, sublinhou Eduardo Cabrita, acrescentando ainda a abertura que Portugal tem demonstrado à entrada de novas culturas: “não aceitamos novos muros no contexto europeu. Precisamos de novos cidadãos para a construção de uma sociedade inovadora, criativa e aberta a novas ideias”. Uma maior participação política dos imigrantes é, para o Ministro, um fator crucial de avanço, que deve “ser plenamente incentivado”.
“Devemos celebrar todas as comunidades que escolheram o nosso país para viver e trabalhar”
A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade realçou a pertinência deste estudo, num contexto em que “conhecer a realidade é fundamental”. A realização deste encontro por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, a celebrar no dia 10 de junho, “fazia todo o sentido”, na medida em que “devemos celebrar todas as comunidades que escolheram o nosso país para viver e trabalhar”.
Considerando que “os grandes avanços civilizacionais acontecem quando as nossas fronteiras se abrem”, Catarina Marcelino, ressalta o facto de todos os partidos políticos estarem envolvidos no mesmo compromisso de acolher e integrar migrantes e refugiados: “temos que nos orgulhar disso!”.
Para a Secretária de Estado, a nova proposta de revisão à lei irá permitir a descoberta de “um país ainda mais multicolorido e multicultural “.
“Portugal é já um local onde se gosta de estar e ficar”
A nacionalidade é aquilo que nos liga enquanto nação”, afirmou a Secretária de Estado da Justiça, apontando a este nível as alterações propostas, a aguardar ainda pela promulgação do Presidente da República. Anabela Pedroso destaca a possibilidade de dar a nacionalidade originária aos netos de emigrantes que vivam no estrangeiro e a simplificação dos procedimentos da realização da Prova de Conhecimento de Língua Portuguesa, deixando esta de ser requisito obrigatório.
“Portugal está aberto, sem dogmas e medos”, assegura a responsável, frisando que o país “e é já um local onde se gosta de estar e ficar”.
A nacionalidade “é o maior investimento na promoção da integração”
Portugal mereceu alguns elogiou da parte do responsável pelo Índice de Políticas de Integração de Imigrantes (MIPEX). Thomas Huddleston destacou a liderança do país no acesso à nacionalidade, num estudo em que foram analisadas 48 nações.
A nacionalidade, considera o especialista, “é o maior investimento na promoção da integração”, na medida em que as portas abrem-se à continuação dos estudos até ao nível superior, a melhores oportunidades no mercado de trabalho, à “residência fixa”, a uma maior proteção contra a discriminação e ainda à participação política.
A política de imigração portuguesa é uma referência para Huddleston, apresentando “um dos mais coerentes modelos de cidadania e integração”, colocando-o na liderança dos novos destinos da imigração. As fragilidades existem também e o especialista aponta a burocracia existente no processo de obtenção da nacionalidade, que acaba por criar mais barreiras do que a própria Lei.
Em presença deste especialista, o Alto-Comissário para as Migrações recordou o 2.º lugar alcançado por Portugal no IV MIPEX  – o estudo comparativo que avalia as políticas e medidas em matéria de migrações, implementadas em países da Europa e da América do Norte. Para além de ter conseguido manter o lugar conquistado em 2011, na III edição, Portugal aumentou o score Global: “a posição de Portugal não se manteve apenas, foi reforçada”.
Huddleston deixou elogios, mas também duas sugestões para análise: a possibilidade de entregar online os pedidos de nacionalidade e a realização de cerimónias públicas para obtenção da cidadania portuguesa.
Notícias relacionadas

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.