“Acolhimento e Integração de Refugiados em Portugal” – Curso de formação e-learning chega ao final com balanço positivo
O Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), de Lisboa, acolheu, no dia 7 de julho, a sessão de encerramento do curso de formação e-learning “Acolhimento e Integração de Refugiados em Portugal”, um projeto do ACM, em parceria com a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e o Instituto Padre António Vieira (IPAV).
O Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, Mário Rui André, representante da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na PAR, e Francisca Assis Teixeira, da IPAV, presidiram à sessão de encerramento desta iniciativa, que, ao longo de 8 semanas, concorreu para levar a “bom porto” os propósitos centrais de "sensibilização, informação e capacitação dos técnicos e agentes envolvidos, direta e indiretamente, no acolhimento e integração de refugiados em Portugal”, referiu Pedro Calado, salientando a importância desta “postura proativa para acolher boas ideias e para continuar a fazer de Portugal um exemplo ao nível do acolhimento e integração, em tempos tão desafiantes”.
"Ativação da cidadania"
A “ativação da cidadania” é, para Mário Rui André, uma das potencialidades deste curso de formação, que aposta fortemente no “vosso empenho em investir na formação profissional nestas áreas”, afirmou o representante da PAR, dirigindo-se aos/às técnicos/as participantes neste último módulo da ação, subordinado às “questões práticas do acolhimento (recolocação e requisitos práticos)".
“A simples participação neste curso é também um ato de cidadania”, frisou ainda Mário Rui André, também formador de um dos módulos que constituíram este curso - “Processo de Integração e Inserção nos Sistemas Sociais Básicos”. “Empoderar as comunidades para lidar com a atual realidade social, que veio para ficar” é, para este responsável, um objetivo central no sentido de “construir uma sociedade mais justa, mais coesa e mais solidária”.
Um total de 68 partipantes envolvidos
Esta formação, certificada pela Escola Superior de Educação Paula Frassineiti, envolveu no total 68 participantes, desde o seu arranque, a 15 de maio, assinalado com uma sessão presencial, na Universidade Católica Portuguesa.
Recorde-se que os conteúdos programáticos distribuíram-se em oito módulos, dois realizados em sessões presenciais e seis em regime e-learning. Cada módulo centrou-se num tema em específico, tendo sido abordadas matérias tão pertinentes, como as Migrações e a sua contextualização, a Ética e a Hospitalidade, o Trauma e Saúde Mental na População Refugiada, os “Medos e factos”, o Diálogo e mediação Intercultural, o Diálogo Inter-religioso, o Processo de Integração e Inserção nos Sistemas Sociais Básicos e, a finalizar, as questões práticas do Acolhimento (Recolocação e requisitos práticos).