Asset Publisher Asset Publisher

“Acolhimento e Integração de Refugiados em Portugal” – Curso de formação e-learning chega ao final com balanço positivo

Imagem em Destaque
“Acolhimento e Integração de Refugiados em Portugal” – Curso de formação e-learning chega ao final com balanço positivo
O Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), de Lisboa, acolheu, no dia 7 de julho, a sessão de encerramento do curso de formação e-learning “Acolhimento e Integração de Refugiados em Portugal”, um projeto do ACM, em parceria com a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e o Instituto Padre António Vieira (IPAV).
O Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, Mário Rui André, representante da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na PAR, e Francisca Assis Teixeira, da IPAV, presidiram à sessão de encerramento desta iniciativa, que, ao longo de 8 semanas, concorreu para levar a “bom porto” os propósitos centrais de "sensibilização, informação e capacitação dos técnicos e agentes envolvidos, direta e indiretamente, no acolhimento e integração de refugiados em Portugal”, referiu Pedro Calado, salientando a importância desta “postura proativa para acolher boas ideias e para continuar a fazer de Portugal um exemplo ao nível do acolhimento e integração, em tempos tão desafiantes”.
"Ativação da cidadania"
A “ativação da cidadania” é, para Mário Rui André, uma das potencialidades deste curso de formação, que aposta fortemente no “vosso empenho em investir na formação profissional nestas áreas”, afirmou o representante da PAR, dirigindo-se aos/às técnicos/as participantes neste último módulo da ação, subordinado às “questões práticas do acolhimento (recolocação e requisitos práticos)".
“A simples participação neste curso é também um ato de cidadania”, frisou ainda Mário Rui André, também formador de um dos módulos que constituíram este curso - “Processo de Integração e Inserção nos Sistemas Sociais Básicos”. “Empoderar as comunidades para lidar com a atual realidade social, que veio para ficar” é, para este responsável, um objetivo central no sentido de “construir uma sociedade mais justa, mais coesa e mais solidária”.
Um total de 68 partipantes envolvidos
Esta formação, certificada pela Escola Superior de Educação Paula Frassineiti, envolveu no total 68 participantes, desde o seu arranque, a 15 de maio, assinalado com uma sessão presencial, na Universidade Católica Portuguesa.
Recorde-se que os conteúdos programáticos distribuíram-se em oito módulos, dois realizados em sessões presenciais e seis em regime e-learning.  Cada módulo centrou-se num tema em específico, tendo sido abordadas matérias tão pertinentes, como as Migrações e a sua contextualização, a Ética e a Hospitalidade, o Trauma e Saúde Mental na População Refugiada, os “Medos e factos”, o Diálogo e mediação Intercultural, o Diálogo Inter-religioso, o Processo de Integração e Inserção nos Sistemas Sociais Básicos e, a finalizar, as questões práticas do Acolhimento (Recolocação e requisitos práticos).

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.