Asset Publisher Asset Publisher

“Mais Líderes – Jovens Cigan@s” em Madrid

Imagem em Destaque
“Mais Líderes – Jovens Cigan@s” em Madrid
12 jovens do grupo “Mais Líderes – Jovens Cigan@s” participaram, nos dias 7 e 8 de julho, numa visita de estudo a Madrid, a assinalar a última sessão deste Programa de Capacitação, promovido pelo ACM, no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), em parceria com o Programa Escolhas (PE).
Nesta visita, os/as jovens tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado pela Fundação Secretariado Gitano, junto das comunidades ciganas locais. Em foco, esteve a partilha de conhecimentos, a troca de experiências e a criação de sinergias, no trabalho desenvolvido ao nível da integração destas comunidades, sobretudo em áreas tão relevantes como a Educação, Inserção Profissional, Emprego e Inclusão Social. A ocasião incluirá ainda espaços de âmbito cultural, propícios à promoção da interação do grupo.
A Diretora do PE, Luísa Ferreira Malhó, a responsável do Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas do ACM, Marisa Horta, e os técnicos do mesmo departamento, Berill Baranyai e Francisco Azul, acompanharam os jovens.
Maior participação ativa de jovens ciganos/as no plano cívico e associativo
O Programa de Capacitação Mais Líderes Cigan@s, iniciado em julho de 2016, tem o propósito de promover a capacitação de jovens ciganos/as, através da realização de ações de formação/sensibilização e de visitas de estudo, em que os objetivos centrais passam por viabilizar a aquisição de conhecimentos para o exercício de direitos e deveres, estimular a reflexão para maior participação cívica e comunitária, assim como o envolvimento na definição de medidas de política pública, adequadas às necessidades e potencialidades das comunidades ciganas.
Inspirado no programa “+Líderes”, executado no âmbito da 5ª Geração do Programa Escolhas, este novo projeto visa incentivar a participação ativa de jovens cigan@s no plano cívico e associativo.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.