Asset Publisher Asset Publisher

ACM lança Plataforma de Português Online

Imagem em Destaque
ACM lança Plataforma de Português Online
O Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.), lançou, no dia 27 de maio, a Plataforma de Português Online, uma nova "ferramenta" que apresenta conteúdos para a aquisição do português europeu por adultos falantes de outras línguas. Para já, esta Plataforma está disponível em português e inglês, sendo que brevemente poderá ser consultada noutras línguas, nomeadamente em árabe, mandarim e romeno, indo assim ao encontro das necessidades específicas dos refugiados acolhidos em Portugal.
Mais do que um manual para o ensino e a aquisição do português, esta plataforma apresenta-se como uma ferramenta que permite ao utilizador, praticar a língua nas atividades linguísticas de compreensão do oral, da leitura e da produção escrita. Aprender e alargar o vocabulário, bem como os conhecimentos da gramática do português para ser usada nos contextos de uso da língua, constitui outra das potencialidades desta nova Plataforma.
Os conteúdos, organizados em dois níveis - nível A e nível B, estão descritos nos dois referenciais “O Português para Falantes de Outras Línguas – O Utilizador Elementar no País de Acolhimento” e “O Português para Falantes de Outras Línguas – O Utilizador Independente no País de Acolhimento”. Estes dois documentos interpretam as descrições dos níveis apresentados no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), produzido pela Unidade de Política Linguística do Conselho da Europa, e orientam o ensino e a avaliação das línguas no contexto europeu e também em muitos outros países de outros continentes.
Esta aquisição visa o desenvolvimento de competências em língua e competências gerais, nomeadamente o conhecimento sociocultural e a consciência intercultural, organizadas em 24 módulos temáticos funcionais, apresentados nos formatos texto, áudio, vídeo e imagem. O primeiro módulo já se encontra ativo e os restantes estarão brevemente disponíveis.
A Plataforma encontra-se, para já, disponível em português e inglês, sendo que brevemente poderá ser consultada noutras línguas, nomeadamente em árabe, mandarim e romeno.
 
Aceda à Plataforma aqui 
Saiba mais através do e-mail ppt@acm.gov.pt

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.