ACM assina protocolo - Engenheiros vão ter plataforma de mobilidade profissional global

O Alto Comissariado para as Migrações, a Ordem dos Engenheiros e a Fundação Calouste Gulbenkian assinam hoje, pelas 17:00, nas instalações da Sede da Ordem dos Engenheiros, um protocolo que dará origem à Plataforma de Mobilidade Profissional Global.

Dando execução ao Plano Estratégico para as Migrações (2015-2020), que prevê medidas de apoio à contratação de portugueses altamente qualificados que residem no estrangeiro, e com o intuito de promover e divulgar oportunidades de trabalho em Portugal e no estrangeiro através de ferramentas online, é hoje assinado o Protocolo que prevê o lançamento da Plataforma de Mobilidade Profissional Global.

O desenvolvimento e implementação de uma ferramenta online, que registe o percurso profissional dos engenheiros portugueses, não só dos que exercem a sua atividade em Portugal, mas também dos que trabalham no exterior, é o objetivo central desta nova plataforma. A engenharia é, neste contexto, a profissão-piloto, pretendendo-se que esta iniciativa seja, posteriormente, alargada a outras profissões.

A cerimónia será presidida pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Pedro Lomba, que desde o início impulsionou esta iniciativa, e contará com a participação do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Matias Ramos, do Alto- Comissário para as Migrações, Dr. Pedro Calado, e da Eng.a Luísa Valle, Diretora do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Humano.

O Secretário de Estado, Dr. Pedro Lomba congratula-se com a assinatura do Protocolo, salientando a importância de valorizar o conhecimento e as competências que os portugueses obtêm nas suas experiências de mobilidade profissional, estejam em Portugal ou no estrangeiro. 

Um conhecimento profundo dos recursos humanos

Através desta Plataforma, pretende-se que o País possa adquirir um conhecimento mais profundo sobre os seus recursos humanos, permitindo a sua caracterização e análise das suas competências e currículo. 

Para além do acompanhamento do percurso profissional dos engenheiros portugueses que se encontram a trabalhar no estrangeiro e em Portugal, esta ferramenta online irá permitir a divulgação de oportunidades de emprego, no País e no exterior, constituindo um recurso de utilidade, quer para os engenheiros na procura de novos desafios profissionais, quer para os agentes económicos que pretendam recrutar profissionais com perfis específicos.

No âmbito desta iniciativa está ainda prevista a realização de estudos e debates, que contribuam para o aprofundamento do conhecimento dos movimentos migratórios destes profissionais e das oportunidades daí resultantes.

Mais informações em www.acm.gov.pt ou através da Assessoria de Imprensa do Alto Comissariado: Susana Antunes – susana.antunes@acm.gov.pt 


Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.