Asset Publisher Asset Publisher

ACM lança a 2.ª edição do Fundo de Apoio à ENICC – FAPE 2016

Imagem em Destaque
ACM lança a 2.ª edição do Fundo de Apoio à ENICC – FAPE 2016
O Alto Comissariado para as Migrações I.P. (ACM I.P.) lançou, no dia 1 de fevereiro de 2016, a 2.ª edição FAPE - Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) para o ano de 2016, com a publicação do seu Regulamento e, respetivos anexos.
Naquele que foi o seu ano experimental, o balanço do FAPE 2015 é francamente positivo e encorajador. A aposta na mobilização das organizações da sociedade civil e comunidades ciganas nas várias fases dos projetos, bem como a oportunidade que os projetos constituíram de captação de recursos e parceiros adicionais, revelou-se um fator determinante de sucesso dos projetos FAPE.
Conscientes da importância de continuar a apostar na mobilização e envolvimento ativo da sociedade civil, bem como das comunidades ciganas, na implementação local e nacional da Estratégia Nacional, o presente Regulamento define o regime de acesso a apoios financeiros concedidos pelo Alto Comissariado para as Migrações I.P (ACM I.P.), no âmbito do Fundo de Apoio à ENICC (FAPE), para o ano de 2016, através do qual serão apoiados projetos de duração não superior a 9 (nove) meses e que concorram diretamente para a execução das metas definidas nas prioridades estabelecidas pela Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), Resolução do Conselho de Ministros n.º 25/2013, de 27 de março.
Os projetos no âmbito do FAPE visam a promoção do combate à discriminação e sensibilização da opinião pública, a formação sobre cidadania e participação comunitária ativa das comunidades ciganas e a história e cultura ciganas, devendo enquadrar-se nas seguintes tipologias de intervenção e ter a duração máxima de 9 (nove) meses, devendo o seu período de execução compreender o período decorrido entre 1 de abril de 2016 e 31 de dezembro de 2016, não sendo possível transitar para o ano civil seguinte:
a) Ações de formação/sensibilização com vista ao combate da discriminação das comunidades ciganas e à promoção do diálogo intercultural entre estas e a sociedade maioritária;
b) Ações centradas na promoção da igualdade de género e/ou conciliação da vida profissional, pessoal e familiar;
c) Ações de formação para formadores ciganos na área da história e cultura ciganas, associativismo e participação comunitária;
d) Ações/iniciativas de promoção de atividades económicas e empreendedoras.
Para além disso, devem abranger as comunidades ciganas e ser implementados em território nacional e serem apresentados em parceria, constituída pelas seguintes entidades:
a) Uma entidade gestora;
b) Uma ou mais entidades parceiras financeiras ou não financeiras;
c) Um grupo representativo das comunidades ciganas locais (formal ou informal).
Refira-se ainda que a dotação financeira disponível do programa, para o corrente ano, duplicou em relação à de 2015, passando a 100.000,00€ (cem mil euros). O ACM I.P. financiará, por projeto, o máximo de 5.000,00€ (cinco mil euros), a uma taxa de cofinanciamento de, no máximo, 95% do custo total elegível para cada projeto.
O período de apresentação de candidaturas ao FAPE 2016 inicia-se hoje, 1 de fevereiro, e decorre até ao dia 29 de fevereiro, em formulário digital próprio e disponibilizado em https://goo.gl/QLUclU.
As entidades interessadas poderão, durante o período de apresentação das candidaturas, em caso de dúvidas e/ou esclarecimentos adicionais, colocá-las através do e-mail candidaturasfape@acm.gov.pt.
Mais se informa, que estão previstas duas Sessões de Esclarecimento, em Lisboa e no Porto.
  • 4 de fevereiro: Lisboa, das 14h00 às 16h00, no Auditório do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI), sito na Rua Álvaro Coutinho, n.º 14, 1150-025 Lisboa.
  • 5 de fevereiro: Porto, das 14h00 às 16h00, na Fundação da Juventude, sito na Rua das Flores, n.º 69 R/C, 4250-265 Porto.
Para os interessados(as) em participar, devem fazer a sua Inscrição, através do e-mail candidaturasfape@acm.gov.pt, até ao dia 03 de fevereiro.
Documentos:

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.