Asset Publisher Asset Publisher

ACM lança novas ferramentas para apoio à sustentabilidade das políticas locais de acolhimento

Imagem em Destaque
ACM lança novas ferramentas para apoio à sustentabilidade das políticas locais de acolhimento
Já estão disponíveis, no Portal ACM, os 19 Planos Municipais para a Integração de Imigrantes, concebidos em 2015 com vigência até 2017, e envolveram 21 municípios do país: Alcanena, Amadora, Braga, Cascais, Figueira da Foz, Lisboa, Loulé, Loures, Lousã, Montijo, Odemira, Oeiras, Portimão, São Brás de Alportel, Seixal, Sintra, Torres Vedras/Lourinhã/Óbidos (plano intermunicipal), Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia.
Para além de poder aceder a cada um dos Planos no seu todo, poderá com esta ferramenta pesquisar as 792 medidas, por concelho, distrito e/ou área de intervenção.
Guia para a Conceção de Planos Municipais
Como instrumento de capacitação e informação de apoio à elaboração de futuros Planos, o ACM lança agora também, em versão provisória, o “Guia para a Conceção de Planos Municipais para a Integração de Imigrantes”, como parte integrante de um toolkit de apoio ao desenvolvimento de políticas locais,  constituído pelo IMAD - Índice dos Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade (ferramenta de diagnóstico); pelo Manual de Apoio ao Utilizador do IMAD; pelo Folheto de divulgação do IMAD e Brochura “Políticas Locais de Acolhimento e Integração de Imigrantes: Ferramentas para a sustentabilidade”.
Baseado nesta iniciativa inovadora, levada a cabo por autarquias e demais entidades públicas e privadas, bem como pelas próprias comunidades imigrantes e sociedade de acolhimento, este Guia surge como uma mais-valia para todos os municípios vindouros que pretendam associar-se a esta nova etapa das políticas de acolhimento e integração de imigrantes em Portugal, enquanto estratégia para o desenvolvimento sustentável.
Recorde-se que o ACM, reconhecendo que a integração se faz a nível local, tem vindo a desafiar os Municípios, desde 2014, à construção de Planos Municipais para a Integração de Imigrantes, enquanto estratégia fundamental para uma mais adequada gestão dos fluxos migratórios e contributo para desenvolvimento local.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.