ACM promove Grupo de Trabalho Inter-religioso

Reuniram-se, no dia 2 de fevereiro de 2015, em Lisboa, os líderes das principais comunidades religiosas em Portugal. O convite partiu do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, para uma reflexão conjunta em torno do diálogo inter-religioso em Portugal, numa perspetiva de presente mas também de médio e de longo prazo.

A reunião teve lugar no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante, com a presença do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e contou com representantes da Comunidade Islâmica de Lisboa, da Igreja Católica Apostólica Romana, da Comunidade Hindu de Portugal, da Comunidade Israelita de Lisboa, da União Budista Portuguesa, da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, da Comunidade Ismaili de Portugal, da Comunidade Bahá’í de Portugal, da Associação Internacional Buddhas Light de Lisboa, da Aliança Evangélica Portuguesa e da Comunidade Sikh de Portugal.

Do diálogo surgido neste encontro, constituiu-se um grupo de trabalho com a missão de contribuir para uma informação mais completa e mais esclarecida das várias matrizes culturais e religiosas das comunidades residentes em Portugal, procurando-se o reconhecimento e valorização da diversidade cultural e religiosa, tendo em vista o enriquecimento da sociedade portuguesa no seu todo, assim como a prevenção de focos de tensão baseados no desconhecimento e no preconceito mútuos.

Este grupo de trabalho que passará a reunir regularmente, criará um plano de ação conjunto com vista a atingir estes objetivos. 


Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.