Asset Publisher Asset Publisher

ACM realiza I jornadas RESMI - Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural

Imagem em Destaque
ACM realiza I jornadas RESMI - Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) realizou, no dia 21 de maio, as I Jornadas RESMI - Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural, subordinadas ao tema “Entre diferentes e iguais, a mediação intercultural”. O Centro Ismaili, em Lisboa, acolheu esta iniciativa direcionada a professores, técnicos de projetos da área social e estudantes.

O Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, marcou presença e abriu os trabalhos com uma dissertação sobre o tema “Gestão da Diversidade e Ensino Superior”. Seguiu-se o momento da leitura e assinatura da carta de compromisso da RESMI pelo Alto-comissário e pelos representantes das instituições de ensino superior.

O tema em destaque foi abordado em três domínios – Território, Educação e Saúde – e organizado por painéis:  “território como um espaço necessário e privilegiado para a mediação intercultural;  “Mediação intercultural em contexto educativo: práticas e desafios na formação e investigação;  e “Mediação intercultural em saúde: os imigrantes como clientes”.

Os temas foram desenvolvidos por vários especialistas das áreas. Lucinda Reis e Conceição Santiago (Escola Superior de Saúde de Santarém), Margarida Morgado (Instituto Politécnico de Castelo Branco), Maria João Hortas (Escola Superior de Educação de Lisboa), e Ricardo Vieira (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria).

Cristina Milagre, Coordenadora do Gabinete de Educação, Formação e Mediação Intercultural, encerrou os trabalhos.


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.