Asset Publisher Asset Publisher

Cidadania e Desenvolvimento - Nova disciplina em 235 escolas do país

Imagem em Destaque
Cidadania e Desenvolvimento - Nova disciplina em 235 escolas do país
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, apresentada no dia 15 de setembro, na escola secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento vai começar, já neste ano letivo de 2017-18, a ser lecionada em 235 escolas do país. Promover, através da educação, uma sociedade mais justa, solidária  e inclusiva é o objetivo central deste projeto-piloto que irá preparar os cidadãos mais novos para a cidadania.
A estrutura da nova disciplina
Na fase-piloto, a nova disciplina abrange apenas os anos iniciais de cada ciclo de ensino, ou seja, 1.º, 5.º, 7.º e 10.º.
No primeiro ciclo, a disciplina tem uma natureza transdisciplinar, no segundo e terceiro ciclos Cidadania e Desenvolvimento será autonomizada e com avaliação, como qualquer unidade curricular.
Em termos curriculares, o ensino de Cidadania e Desenvolvimento será organizado em três grupos, sendo o primeiro obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade, tratando de temas como direitos humanos, igualdade de género, interculturalidade, desenvolvimento sustentável, educação ambiental ou saúde.
O segundo grupo deverá abranger pelo menos dois ciclos do ensino básico e irá centrar-se em temas como os media, instituições e participação democrática, literacia financeira, educação para o consumo, sexualidade e segurança rodoviária.
O terceiro grupo tem aplicação opcional em qualquer ano de escolaridade e irá abordar as temáticas do empreendedorismo, mercado de trabalho, risco, segurança, defesa e paz, bem-estar animal e voluntariado.
Saiba mais aqui

 


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.