Asset Publisher Asset Publisher

Conferência junta especialistas em torno da educação e comunidades ciganas

Imagem em Destaque
Conferência junta especialistas em torno da educação e comunidades ciganas
O Agrupamento de Escolas Santo António, no Barreiro, acolheu esta quinta-feira, dia 30 de novembro, a conferência e workshop “Educação e Comunidades Ciganas”, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral de Educação (DGE), em parceria com o ACM, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
A conferência, realizada no âmbito da Estratégica Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, teve como objetivo destacar a importância da boa integração de todos os alunos no sistema educativo e na comunidade, tendo em vista a promoção do sucesso escolar.
Com os programas e as experiências internacionais desenvolvidas com estas comunidades em debate, a sessão decorreu na presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, bem como do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, e do Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso.
Relembrando que “sozinha, a Escola não consegue nada, se não houver um abraço comunitário” na resolução de problemas de integração de alunos ciganos, o Secretário de Estado da Educação apelou a que “não sejam as famílias ou as próprias escolas os agentes de segregação”.
Confiante de que o caminho para esta inclusão possa passar pela Estratégica Nacional para a Cidadania, Rosa Monteiro recorda a introdução da educação para a cidadania nos programas curriculares das escolas. Um “passo significativo na implementação desta estratégia que assenta em cinco eixos: Educação, Habitação, Saúde, Emprego e um eixo transversal que abrange a igualdade de género, a educação para a cidadania, justiça, entre outros”.
A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade disse ainda acreditar “profundamente no papel que a educação e os agentes educativos podem ter neste caminho de mudança, fazendo a integração dos portugueses, que sendo de comunidades ciganas são os que mais sofrem de discriminação.”

 

Comunidades com voz ativa na discussão dos problemas
Enaltecendo o período áureo que vive o associativismo cigano em Portugal, o Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, frisou os efeitos que este tem tido na “capacidade de agir e estabelecer um diálogo permanente com as comunidades ciganas”, permitindo alcançar mudanças estruturais.
Ainda assim, Pedro Calado recorda o atraso na implementação de medidas para a integração: “Faz, em 2018, 500 anos sobre o primeiro registo da chegada dos ciganos a Portugal, mas só no século XVIII é que os considerámos portugueses como nós (...) e só há 15 anos é que tivemos as primeiras políticas públicas com algum impacto”. Tal está já em contraponto, com a atualidade, onde “há programas dos quais todos nos orgulhamos, mas estamos, talvez, no degrau um de 20 que temos de subir para chegarmos onde queremos chegar”, frisa.
Ainda durante a cerimónia de encerramento da conferência, o Alto-Comissário para as Migrações anunciou a que, nos próximos tempos, arranca um programa de mediação escolar, bem como “um programa de inserção socioprofissional, onde queremos testar novas metodologias, com emprego apoiado, para o qual o exemplo de Espanha tem sido uma inspiração incrível”.

 

Nova coordenação do Observatório das Comunidades Ciganas
A partir de janeiro de 2018, Maria José Casa-Nova irá assumir a nova coordenação do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig), integrado no ACM. A Docente, investigadora e atual coordenadora do Núcleo de Educação para os Direitos Humanos da Universidade do Minho foi convidada para assumir o cargo pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, que agora tornou publica a decisão.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.