Asset Publisher Asset Publisher

Congresso Cidadania e Religião - Portugal é "exemplo de tolerância e de interculturalidade"

Imagem em Destaque
Congresso Cidadania e Religião - Portugal é "exemplo de tolerância e de interculturalidade"
"Somos um povo que sempre se misturou e essa é uma das riquezas de Portugal", afirmou hoje, dia 22 de setembro, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, no encerramento do Congresso Cidadania e Religião, ocasião que contou também com as presenças do Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado, e do Vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, João Afonso.
No âmbito da implementação de uma Estratégia de Educação para a Cidadania, Catarina Marcelino realçou a importância do "conhecimento do outro" para "a construção de um diálogo inter-religioso ainda mais forte", considerando como fatores fundamentais neste processo "conhecer o mundo e trabalhar na adaptação das  comunidades religiosas às novas realidades".
Catarina Marcelino fez questão de elogiar Portugal como "um exemplo de tolerância, de interculturalidade e interreligiosidade" e apelou à colaboração de todos e todas para a construção de um caminho sólido para a liberdade religiosa.
 
"A religião é uma marca da cultura dos povos"
 
Para o vereador José Afonso, "a religião é uma marca da cultura dos povos" e frisou o papel da cidade lisboeta ao nível do acolhimento da diversidade e da liberdade religiosa.
Esta iniciativa, promovida pelo ACM, autarquia de Lisboa, Observatório para a Liberdade Religiosa e Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, reuniu neste último dia de trabalhos a presença do Sheik Ibrahim Mogra - Imã de Leicestyer e Secretário-Geral Adjunto do Conselho Islâmico da Grã-Bretanha, que interveio na conferência subordinada ao tema "Religião e Paz", num debate moderado pela jornalista Cândida Pinto.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.