Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano | Guitá Jayanti

29 Nov 2017
Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano
O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano é assinalado anualmente pelas Nações Unidas no dia 29 de Novembro, de acordo as resoluções da Assembleia Geral A/RES/32/40 A-B de 2 de Dezembro de 1977 e A/RES/34/65 D de 12 de Dezembro de 1979, e as resoluções subsequentes adotadas no âmbito do ponto da agenda “Questão da Palestina”. A data de 29 de Novembro foi escolhida pelo seu significado para o povo palestiniano. Neste dia em 1947, a Assembleia Geral adotou a resolução sobre a divisão da Palestina (resolução 181 (II).
(…)
O Dia Internacional de Solidariedade representa uma oportunidade para chamar a atenção da comunidade internacional para o facto de a questão da Palestina continuar por resolver, e de o povo palestiniano não ter ainda visto reconhecidos os seus direitos inalienáveis conforme definidos pela Assembleia Geral, nomeadamente o direito à autodeterminação sem interferência externa, o direito à independência nacional e soberania, e o direito a regressar às suas casas e propriedades expropriadas. 
Data fixa
Origem: ONU
 
Guitá Jayanti
(11 Margashirsha FC)
Celebra-se o aparecimento, entre os séculos V e II a.E.C., da obra-prima da literatura sagrada hindu – o Bhagavad-Guitá – cuja ancestral veneração a personifica numa deusa.
Fonte: Calendário Celebração do Tempo 2017 - Ed. Paulinas
Data móvel
Origem: Hinduísmo
Imagem em Destaque