breadcrumb-portlet-test breadcrumb-portlet-test

Asset Publisher Asset Publisher

Dia Internacional dos/as Ciganos/as - Seminário Internacional reúne mais de 200 participantes

Imagem em Destaque
Dia Internacional dos/as Ciganos/as - Seminário Internacional reúne mais de 200 participantes
Planos municipais para a integração de comunidades ciganas, mais mediadores socioculturais e uma Estratégia Nacional revista e focada na educação, literacia, formação, emprego e a habitação. Foram estas as principais vontades expressas e acolhidas durante o Seminário Internacional – Comunidades Ciganas, realizado no dia 6 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para assinalar o Dia Internacional dos/as Ciganos/as, celebrado no dia 8 de abril.
Promovida pelo Gabinete do Ministro Adjunto e organizada pelo ACM e Programa Escolhas, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), a iniciativa reuniu mais de 200 participantes.
A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, realçou, na sessão de abertura, a necessidade de rever a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), lançada em 2013. “Estamos num momento crucial, em que uma nova geração de pessoas ciganas está envolvida num trabalho intenso para garantir a melhoria das suas qualidades de vida, com o sentido de construir um futuro diferente em que, portugueses e portuguesas, ciganos ou não, têm as mesmas  oportunidades", considerou.
Nesse sentido, Catarina Marcelino adiantou que o Governo está a estudar a possibilidade de criar planos municipais para a integração das comunidades ciganas e de manter o Romed – um programa europeu de mediação sociocultural para as comunidades ciganas – em versão nacional nos municípios, principalmente para favorecer a ligação destas comunidades com as escolas e, assim, combater o abandono escolar, sobretudo entre as raparigas. 
 
Leia toda a notícia