Asset Publisher Asset Publisher

Freixo de Espada a Cinta - refugiado eritreu lança “Confidências Censuradas”

Imagem em Destaque
Freixo de Espada a Cinta - refugiado eritreu lança “Confidências Censuradas”
O Freixo Festival Internacional de Literatura arrancou esta quinta-feira, dia 1 de junho, em Freixo de Espada à Cinta, tendo como ponto alto a presença de Tsegay Mehari, refugiado eritreu, exilado na Suécia, que veio expressamente para o lançamento do seu livro “Confidências Censuradas”.
A apresentação da obra contou com a presença do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, que, partindo deste livro, falou sobre a “coragem e determinação” de quem migra, “deixando tudo para trás”, levando a “esperança como combustível”.
A integração no país que os acolhe, bem como o papel valioso da sociedade neste processo foram temas também abordados pelo Alto-Comissário, realçando a este nível a importância de valores como a “partilha” e a “solidariedade”.
A ocasião contou ainda com as presenças da Presidente da Câmara Municipal de Freixo, Maria do Céu Quintas, e de Avelina Ferraz, Editora e Diretora da Editorial Novembro, chancela responsável pela edição, promoção e publicação do livro de Tsegay Mehari.
Mais de 150 poemas escritos em papel higiénico
“Confidências Censuradas”, traduzido do original “Pots of My Mother”, tem o prefácio de Frei Mussie Zerai, da Agenzia Habeshia para os Refugiados.
"Hoje é o dia do nascimento do meu livro e dos meus poemas. Nascem, assim, para o mundo livre das artes", declarou Tsegay Mehari, acrescentando: "Há sempre um dia e esse dia é este e eu pensei nele inúmeras vezes, enquanto estava prisioneiro na minha cela, na Eritreia. Desse lugar, eu via o mundo através de uma janela 30X30cm. (...) hoje revelo-me ao mundo e transformo a minha poesia em liberdade de expressão". O autor fez-se acompanhar, nesta sua vinda a Portugal, do seu irmão e de uma amiga.
Tsegay Mehari nasceu em Knn, uma pequena aldeia no sul da Eritreia, formou-se em Literatura (poesia e drama) e em Jornalismo. Escreveu poemas, artigos e crónicas em jornais, rádio e TV, de 2003 a 2009, ano em que foi detido, juntamente com outros artistas e jornalistas. Foi exatamente, durante os quatro  anos em que esteve preso, que escreveu mais de 150 poemas, em papel higiénico.
Atualmente, Tsegay reside na Suécia e formou-se em enfermagem psiquiátrica, área em que trabalha.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.