Asset Publisher Asset Publisher

I Congresso Internacional da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural (RESMI)

Imagem em Destaque
I Congresso Internacional da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural (RESMI)
A interculturalidade numa perspetiva interdisciplinar, bem como os processos de mediação intercultural e seus pressupostos, modelos, técnicas, resultados e boas práticas, estiveram em destaque no I Congresso Internacional da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural (RESMI), que decorreu nos dias 14 e 15 de outubro, na Escola Superior de Educação (ESE) de Lisboa.
“Contextos e Desafios da Mediação Intercultural” foi o tema central desta iniciativa, promovida pelo ACM, em parceria com os Institutos Politécnicos (IP) de Santarém e de Lisboa, ESE de Lisboa e Universidade Lusófona. Este Congresso Internacional, resultado de uma Carta de Compromisso assinada pelas 26 entidades do ensino superior que compõem a RESMI, incluiu no seu programa vários workshops práticos sobre mediação intercultural, competências pessoais/sociais e postura intercultural na Defesa dos Direitos Humanos.
Destaque para a conferência sobre "Os desafios da gestão da diversidade: necessidades e potencialidades da mediação intercultural", numa intervenção de Carlos Giménez, Professor Catedrático de Antropologia Social, Diretor do Instituto Universitario de Investigación sobre Migraciones, Etnicidad y Desarrollo Social (IMEDES) e do Programa “Migración y Multiculturalidad” da Universidade Autónoma de Madrid (UAM). O orador assumiu recentemente a direção do DemosPaz - Instituto de Direitos Humanos, Democracia, Cultura de Paz e Não Violência.
 
Mais de 40 trabalhos à apreciação do Congresso
A iniciativa, destinada essencialmente a docentes, técnicos, estudantes do ensino superior e demais profissionais que são, diariamente, confrontados com a diversidade cultural e intervenção comunitária com a população migrante, abriu com as intervenções da presidente da ESE de Lisboa, Cristina Loureiro, e do Vogal do Conselho Diretivo do ACM, José Antunes Fernandes.
As comunicações livres dos 40 trabalhos (papers), submetidos à apreciação do Congresso, realizaram-se em simultâneo, em várias salas, e centraram-se em 4 áreas temáticas no âmbito da Mediação Intercultural, designadamente a Educação, a Saúde, o Território e os Novos Desafios na Mediação Intercultural. “O próximo passo”, explica Cristina Milagre, Coordenadora do Gabinete de Educação, Formação e Mediação Intercultural, do ACM, e responsável pela organização do evento, “é a publicação de alguns destes trabalhos na Revista Migrações, que acordou connosco a produção de uma edição dedicada à Mediação Intercultural”. A seleção será feita pelo Conselho editorial da “Migrações”.
A publicação de todos os resumos apresentados será da responsabilidade da revista UIIPS, da Unidade de Investigação do IP de Santarém.
 
O desafio da Integração
A iniciativa deverá realizar-se de dois em dois anos. “Este congresso enquadra-se na constituição da RESMI, realizada através da assinatura de uma Carta de Compromisso pelas várias entidades envolvidas na Rede. Um dos compromissos práticos é exatamente a organização, de 2 em 2 anos, de um congresso internacional”, revelou a coordenadora do evento.
O Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, que presidiu ao encerramento da iniciativa, realçou a importância da Mediação Intercultural para o ACM e lançou um desafio muito especial à RESMI, no sentido de alargar o seu espetro de ação à área da “Integração”. O apelo foi recebido pelos membros da RESMI e a sua discussão está já na agenda da próxima Reunião Geral da Rede.

 

 


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.