Asset Publisher Asset Publisher

III edição FAPE - ACM assina protocolos com os 18 projetos aprovados

Imagem em Destaque
III edição FAPE - ACM assina protocolos com os 18 projetos aprovados
O ACM realizou no dia 30 de janeiro, no CNAIM, de Lisboa, a Cerimónia de Assinatura dos Protocolos com os 18 projetos aprovados na III Edição do FAPE - Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) - 2018-2019. A ocasião contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado.
Esta edição do FAPE trouxe algumas novidades, resultantes sobretudo da avaliação externa ao FAPE, realizada em 2017, nomeadamente o reforço orçamental, sendo a dotação financeira disponível de 250.000,00€ (duzentos e cinquenta mil euros), o que significa um acréscimo de 150.000,00€ (cento e cinquenta mil euros) em relação à edição anterior, e o aumento da duração máxima dos projetos, que passou de 9 para 18 meses.
“A mudança faz-se trabalhando com as comunidades”
A Secretária de Estado não deixou de manifestar o “prazer redobrado em verificar que este apoio se tem vindo a reforçar para desenvolver mais projetos pontuais e regulares”. Rosa Monteiro destacou ainda a participação das autarquias locais nas parcerias na medida em que “a mudança faz-se trabalhando com as comunidades”.
Pedro Calado realçou a maior diversidade territorial desta 3.ª edição do FAPE , referido que “existem projetos em 11 Distritos dos 18 do território nacional”.
À semelhança das edições anteriores, os projetos visam a promoção do combate à discriminação e sensibilização da opinião pública, a promoção de formação sobre cidadania, o incentivo à participação comunitária ativa das comunidades ciganas, a promoção do conhecimento da história e cultura ciganas e outras ações que concorram diretamente para a execução das metas definidas nas prioridades estabelecidas pela ENICC.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.