Asset Publisher Asset Publisher

MEET IR 2017 reúne 21 jovens de 8 comunidades religiosas

Imagem em Destaque
MEET IR 2017 reúne 21 jovens de 8 comunidades religiosas
21 jovens de 8 comunidades religiosas estão reunidos, em Palmela, até dia 14 de julho, para o MEET IR 2017, que iniciou esta terça-feira, dia 11 de julho. O conhecimento mútuo e a partilha de ideias estiveram em destaque no primeiro dia deste encontro de diálogo inter-religioso, que incluiu uma visita guiada ao Castelo de Palmela, e uma tertúlia de passagem de testemunho de jovens que participaram no MEET IR 2016.
Os jovens participantes tiveram a oportunidade de refletir em conjunto sobre a equidade e a igualdade, e de discutir os conceitos de interculturalidade e de diálogo inter-religioso. O dinamismo imperou durante toda esta iniciativa promovida pelo ACM, que incluiu ainda encontros com as crianças do Projeto Escolhas Tasse E6G, a intervir no Bairro da Quinta da Fonte da Prata, e com os alunos da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades (CERCI) local.
O programa de atividades não deixou de parte a animação. A “Noite de Talentos”, que incluiu slam poetry, dança, jogos, exercícios de telepatia e uma aula de escrita árabe, foi o ponto alto do segundo dia deste MEET IR.
Carta Comum MEET IR 2017
A Serra da Arrábida foi cenário para o terceiro dia deste Encontro, em que os jovens participantes iniciaram  as atividades em contacto com a natureza e com as questões ambientais como tema central de debate. Para além de um vídeo sobre relatos individuais de mudança e de práticas de sustentabilidade, o grupo estruturou e elaborou a Carta Comum MEET IR 2017, apresentando desta forma a síntese das aprendizagens feitas neste encontro, bem como os compromissos para intervir na construção de um mundo mais justo e equitativo, no respeito e no direito à diferença.
O dia terminou em presença do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, e de 6 representantes das comunidades religiosas, que se juntaram ao grupo num jantar de convívio e partilha do espírito vivido neste encontro de diálogo inter-religioso.
Dar continuidade ao espírito de Diálogo Inter-religioso
Antes de partir, o grupo discutiu as formas de dar continuidade ao espírito de Diálogo Inter-religioso vivido nestes 4 dias, propondo novos encontros e atividades conjuntas de serviço à comunidade, a divulgação da Carta Comum junto de cada comunidade religiosa e de outros grupos e a defesa quotidiana dos princípios da equidade, justiça e direito à diferença, numa responsabilidade assumida individual e coletivamente.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.