Asset Publisher Asset Publisher

Ministro Adjunto abre Congresso Cidadania e Religião

Imagem em Destaque
Ministro Adjunto abre Congresso Cidadania e Religião
O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita , marcou presença hoje, dia 21 de setembro, na abertura do Congresso Cidadania e Religião, uma iniciativa promovida pelo ACM, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, Observatório para a Liberdade Religiosa e Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona.
O Ministro Adjunto, acompanhado da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, e do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, fez questão de manifestar a sua satisfação por poder assistir ao "reativar do papel do diálogo inter-religioso", realçando a importante marca da diversidade cultural e religiosa para Portugal, constituindo-se hoje como "parte da nossa identidade". "A liberdade religiosa é uma marca da riqueza de Portugal", acrescentou ainda Eduardo Cabrita.
"Nós queremos estar numa Europa de pleno direito, de coesão social e de igualdade de oportunidades", referiu o Ministro, elogiando não só os valores da solidariedade e tolerância, bem presentes no povo português, mas também o papel das comunidades locais no processo de acolhimento aos refugiados.
 
Aprofundar o diálogo inter-religioso
 
A abrir o Congresso esteve também o presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, que realçou a intervenção do Governo Português ao nível da integração e acolhimento, assim como no plano da promoçao do diálogo inter-religioso.
Aprofundar o diálogo entre as várias religiões é, para Vera Jardim, uma necessidade e um fator crucial de coesão social.
Presentes estiveram também vários representantes das comunidades religiosas, bem como reputados especialistas nacionais e internacionais. Alberto Melloni, Professor de História do Cristianismo, da Universidade de Modena e Reggio Emilia, presidiu à conferência subordinada ao tema "O fenómeno religioso na contemporaneidade", num painel moderado pelo jornalista Joaquim Franco.
Amanhã, segundo e último dia deste congresso, Sheik Ibrahim Mogra - Imã de Leicester e Secretário-Geral Adjunto do Conselho, irá dar início aos trabalhos. A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e o Vereador dos Direitos Sociais da autarquia de Lisboa, João Afonso, encerram o evento, pelas 11h45.
 
Veja o programa aqui

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.