Asset Publisher Asset Publisher

Plataforma de Mobilidade Profissional Global - Engenheiros e Enfermeiros no estrangeiro mais próximos de Portugal

Imagem em Destaque
Plataforma de Mobilidade Profissional Global - Engenheiros e Enfermeiros no estrangeiro mais próximos de Portugal
O ACM, a Ordem dos Engenheiros, a Ordem dos Enfermeiros e a Fundação Calouste Gulbenkian apresentaram, no dia 5 de maio, em cerimónia de lançamento, a Plataforma de Mobilidade Profissional Global. Esta nova ferramenta online, que irá promover e divulgar oportunidades de trabalho, nas áreas de Engenharia e Enfermagem, em Portugal e no exterior, está já em pleno funcionamento.
A cerimónia, realizada nas instalações da Ordem dos Engenheiros, contou com a presença do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e dos representantes das instituições promotoras do projeto nomeadamente, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos, a Diretora do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano, Luísa Valle, e a Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros, Graça Silveira Machado.
Pedro Calado realçou o facto deste ser "um primeiro passo" para criar uma ligação do país aos profissionais destas áreas a exercer funções em Portugal e no estrangeiro, bem como uma "rede virtual e física, que permita saber onde estão estes portugueses lá fora". Para o Alto-comissário, esta Plataforma de Mobilidade Profissional será também "muito útil para a internacionalização das empresas portuguesas".
 
"O reconhecimento da qualidade do ensino da Engenharia em Portugal"
 
Luísa Valle sublinhou a contribuição desta nova ferramenta online para "o reconhecimento da qualidade do ensino da Engenharia em Portugal, promovendo essa qualidade pelo mundo fora para também atrair os alunos estrangeiros". A responsável destaca o valor desta iniciativa, considerando, no entanto, haver "um longo caminho a percorrer (...) mas que nos vai manter muito próximos", frisou, dirigindo-se aos restantes parceiros.
Através desta ferramenta online, engenheiros e enfermeiros, bem como empresas com atividade relacionada com estas áreas do conhecimento, vão poder disponibilizar os seus dados profissionais nesta Plataforma, que irá servir de apoio à contratação de portugueses altamente qualificados que residam no estrangeiro.
 
O registo do percurso dos profissionais portugueses no exterior
 
Esta iniciativa conjunta tem o objetivo central de promover e divulgar oportunidades de trabalho em Portugal e no exterior, na qual poderão inscrever-se, numa primeira fase, candidatos migrantes licenciados, ou pós-graduados, em Engenharia e em Enfermagem à procura de emprego, assim como empresas nacionais e internacionais, que desejem recrutar este tipo de profissionais, e empresas nacionais que pretendam internacionalizar-se.
Incentivar a criação e o aprofundamento sistemático do registo do percurso dos profissionais portugueses que exerçam a sua atividade profissional no estrangeiro, permitindo a sua caraterização e análise das suas competências e currículo, constitui outro dos objetivos desta Plataforma, que pretende tornar-se um instrumento informativo consistente sobre os recursos humanos portugueses.

 

Aceda à Plataforma de Mobilidade Global.


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.