Asset Publisher Asset Publisher

Programa Escolhas promove sucesso escolar e inclusão

Imagem em Destaque
Programa Escolhas promove sucesso escolar e inclusão
O Programa Escolhas tem contribuído em muito para combater o insucesso e abandono escolares. Essa é sua maior marca. A taxa de sucesso escolar das crianças e jovens envolvidos neste Programa ultrapassa os 70%. A revelação foi feita pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, ao jornal "Correio do Minho", durante a visita que efetuou, no passado dia 9 de abril, a cinco projetos, no âmbito do “Escolhas de Portas Abertas”.
Além de promover o sucesso escolar, o Programa Escolhas, integrado no ACM, é simultaneamente “uma ferramenta fundamental para combater o estigma e promover uma sociedade mais inclusiva”, acrescentou Catarina Marcelino, ao dar o pontapé de saída no torneio de futebol, que se realizou no passado domingo, na Quinta da Capela, em Braga.
Inscrito no “Escolhas de Portas Abertas”, o torneio de futebol juntou crianças e jovens de quatro Projetos Escolhas: Geração Tecla.E6G e T3tris.E6G (Braga); CigaGiro.E6G (Vila Verde); e Galoartis.E6G (Barcelos). “A integração é isso juntar crianças de diferentes comunidades, podendo trabalhar juntas, criando igualdade de oportunidades para todas as crianças”, sublinhou a Secretária de Estado.
No “Escolhas Portas Abertas”, a decorrer entre os dias 8 a 11 de abril, os atuais 112 projetos da 6ª Geração deste programa, distribuídos por todo o território português e internacional (Reino Unido e Luxemburgo), dinamizaram e irão dinamizar mais de 200 atividades, como exposições, visitas, festivais, danças, workshops, teatro, entre outros eventos. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos projetos Escolhas que, localizados em comunidades vulneráveis de todo o território português e internacional, contribuem, há 16 anos, para a inclusão social das crianças e jovens, e para o reforço da igualdade de oportunidades.
A 6ª geração do Programa Escolhas envolve atualmente 40 mil jovens. Segundo o Alto-Comissário para as Migrações e Coordenador Nacional do Programa Escolhas, Pedro Calado, “o objetivo é chegarmos a cerca de 85 mil nesta geração”. 

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.