Asset Publisher Asset Publisher

Programa Escolhas volta a unir-se ao Global Dignity Day

Imagem em Destaque
Programa Escolhas volta a unir-se ao Global Dignity Day
O Programa Escolhas, promovido pelo ACM, associou-se às comemorações do Global Dignity Day, no dia 18 de outubro, com um rol de atividades que envolveu mais de 3 mil crianças e jovens de um total de 78 projetos, localizados em vários pontos do país.
Na Escola Secundária do Lumiar, a sessão contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, do representante da Global Shapers Lisboa, Stephan Morais, da diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó, da Coordenadora do Programa Mentores para Migrantes do ACM, Bárbara Duque, e da técnica da Zona Lisboa, Sul e Internacional, Mónica Alexandre.
Através de um programa de rádio, produzido no âmbito do projeto Passaporte “Pa” Música – E6G, a comunidade escolar foi alertada para o assinalar da efeméride, por intermédio de testemunhos de alunos e da divulgação dos cinco princípios da dignidade.
Ao som do toque de recolha, a sessão prolongou-se com uma turma de 8.º ano à qual se juntou Mafalda Ribeiro, que partilhou o seu testemunho e história de vida. Um percurso “sobre rodas, com auxílio da sua melhor amiga”, como faz questão de frisar a jornalista de 32 anos, que sofre de osteogénese imperfeita, a chamada doença dos ossos de vidro.
Já no Fundão, a sessão dinamizada pelo projeto Matriz – E6G contou com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, do representante da Global Shapers Lisboa, Afonso Reis, e da coordenadora da Zona Norte, Centro e Ilhas, Glória Carvalhais.
Aqui foram dinamizadas, em paralelo, duas sessões: a primeira destinada a 45 alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo, da EB1 Santa Teresinha, do Agrupamento de Escolas do Fundão; outra para três turmas de 3.º ciclo, secundário e ensino profissional.
Promovida em Portugal pela comunidade dos Global Shapers de Lisboa, no âmbito do Fórum Económico Mundial, a iniciativa decorre atualmente em mais de 60 países e tem mobilizado cada vez mais jovens em torno deste tema.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.