Asset Publisher Asset Publisher

Protocolo de Cooperação entre ACM e APGES - 29 bolsas para jovens refugiados

Imagem em Destaque
Protocolo de Cooperação entre ACM e APGES - 29 bolsas para jovens refugiados
O Protocolo de Cooperação entre o ACM e a Associação Plataforma Global para Estudantes Sírios (APGES), assinado no último mês de julho, já resultou na atribuição de um total de 29 bolsas de estudo, ultrapassando as 12 inicialmente previstas. No total, candidataram-se 43 jovens ao concurso para a atribuição destas bolsas de estudo.
Graças à conjugação de outras parcerias, foi possível atribuir 9 bolsas “Ano zero, PT+” destinadas a possibilitar a aprendizagem intensiva da língua portuguesa prévia ao acesso ao ensino superior, bem como 14 outras bolsas de estudo, que permitirão aos estudantes-refugiados  dar início ou prosseguir a sua formação superior. As restantes 6 bolsas serão assumidas pela APGES.
Destaque-se que este protocolo se inscreve no quadro do projeto-piloto “Mecanismo de Resposta Rápida para a Educação Superior nas Emergências” (para uma visualização gráfica deste projecto, veja o filme de animação cuja missão consiste em permitir que  estudantes em situação de mobilidade forçada, refugiados e jovens que gozem do direito de proteção internacional ou que tenham sido acolhidos em Portugal ao abrigo de programas de recolocação, reinstalação ou por razões humanitárias que tenham a possibilidade de prosseguir a sua formação superior.
Este projeto-piloto dá aplicação ao compromisso assumido por Portugal, bem como todos os outros Estados membros das Nações Unidas, no âmbito da Cimeira dos Refugiados e Migrantes realizada há precisamente um ano, em 19 de Setembro de 2016, tal como expresso no parágrafo 82 da Declaração de Nova Iorque.   
Assim o objetivo central desta iniciativa é apoiar a formação académica destes jovens por forma a garantir melhores condições para que possam avançar com os seus projectos de vida, aperfeiçoar a sua capacidade de resiliência, as suas competências profissionais e de empregabilidade, bem como reforçar a sua integração social.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.