Asset Publisher Asset Publisher

Apoio aos refugiados - ACM e Ordem dos Psicólogos Portugueses assinam protocolo de parceria

Imagem em Destaque
Apoio aos refugiados - ACM e Ordem dos Psicólogos Portugueses assinam protocolo de parceria
O ACM e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) assinaram, no dia 1 de julho, um Protocolo de parceria com vista à disponibilização de voluntários para trabalhar com refugiados. A cerimónia decorreu no Hotel do Carmo, em presença do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, do Bastonário para a Ordem dos Psicólogos, Telmo Baptista, e de parceiros do grupo de trabalho da Agenda Europeia para as Migrações.
Este protocolo, que vem estabelecer as bases de parceria entre o ACM e a OPP em três áreas de atuação: Riscos Psicossociais; Estágios Profissionais; e Intervenção de psicólogos em situações de catástrofe, "veio em muito boa hora!", realçou Pedro Calado, sublinhando o facto de esta ter sido uma iniciativa da própria OPP, que vem assim enriquecer a intervenção do país ao nível do acolhimento de refugiados: "Portugal tem feito um trabalho muito importante nesta matéria e, com este contributo, vai ganhar ainda mais relevo".
A Ordem dos Psicólogos, que se encontra a promover a campanha Healthy Workplaces, compromete-se a  disponibilizar instrumentos de avaliação dos riscos psicossociais ao Psicólogo com intervenção nesta área, bem como uma lista de psicólogos, certificados com a formação “1000 Psicólogos para Situações de Catástrofe”, para, sem custos associados, serem ativados pelo ACM para apoiar no processo de acolhimento dos refugiados que chegam a Portugal.
Consagrada neste protocolo está também a viabilização  de estágios profissionais para os técnicos do ACM: "tratar dos nossos para melhor tratar os outros", frisa Telmo Baptista.
 
 
Conheça o protocolo aqui
 
Notícias relacionadas:
 
 
 

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.