Asset Publisher Asset Publisher

IX Convenção do ACM - “Cumprir a Missão”

Imagem em Destaque
IX Convenção do ACM - “Cumprir a Missão”
Os/as colaboradores/as do ACM reuniram-se no dia 14 de abril, na Escola da Guarda, em Queluz, para a IX Convenção deste Instituto Público, realizada este ano sob o lema “Cumprir a Missão”. A ocasião, que contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, foi de confraternização entre todos mas também de apresentação dos resultados do trabalho efetuado em 2017 e dos grandes desafios para 2018.
O Major-General, Comandante do Comando da Doutrina e Formação, Domingos Luís Dias Pascoal, marcou presença na Sessão de Abertura deste evento do ACM, momento em que o Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, e a Vogal do Conselho Diretivo do ACM, Romualda Fernandes, apresentaram o Relatório de Atividades 2017, a confirmar “um crescimento em quase todas as áreas”, bem como “o sentido de missão” presente em todas as equipas que integram o ACM.
A Secretária de Estado não deixou de realçar o facto do ACM ser já um instituto reconhecido e “com provas dadas nas suas áreas de Intervenção”, representando “uma resposta inovadora, que se tem mantido e alargado ao longo dos anos”. O trabalho do ACM, nomeadamente no plano da Integração de Pessoas Refugiadas, é responsável pelos “bons resultados que temos vindo a apresentar internacionalmente”, referiu Rosa Monteiro, destacando a posição central de Portugal nesta área, tendo sido considerado, em 2017, o 6.º país mais comprometido com o Programa de Recolocação de Pessoas Refugiadas.
A governante salientou ainda a ação fulcral do ACM ao nível da promoção da Mediação Intercultural, do Diálogo Intercultural e Inter-religioso, assim como o papel relevante do Programa Mentores para Migrantes, do Programa Escolhas (PE)  e do Observatório das Comunidades Ciganas (OBCIG).
A Integração de Pessoas Refugiadas, a Nova Lei da Discriminação, os Afrodescendentes, o Combate ao Racismo e à ciganofobia, a implementação da Estratégia Nacional para a Cidadania e Igualdade, a preparação da 7.ª Geração do PE e o aprofundamento do Mainstreaming de Género são algumas das áreas mais desafiantes para 2018. “Todas elas formam um grande "caderno de encargos", ao qual iremos responder com sucesso”, sublinhou a Secretária de Estado.
Considerando os bons resultados sempre um motivo de satisfação, o Alto-Comissário não deixou de salientar de que "nestas áreas está sempre tudo por fazer". O espírito é de continuar a fazer face aos desafios para que, em 2018, se continue a caminhar no sentido de "cumprir a missão".

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.