Asset Publisher Asset Publisher

2.ª edição OPRE reúne bolseiros para 1.º encontro residencial

Imagem em Destaque
2.ª edição OPRE reúne bolseiros para 1.º encontro residencial
Os/as jovens bolseiros/as da 2.ª edição do OPRE – Programa Operacional de Promoção da Educação, promovido pelo ACM, através do Programa Escolhas (PE), em parceria com a Associação Letras Nómadas e a Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, reuniram-se, nos dias 11 a 12 de novembro, em Lisboa, para o 1.º Encontro Residencial, em Lisboa.
O momento formal de lançamento de mais uma edição desta iniciativa que apoia jovens estudantes do ensino superior, provenientes das comunidades ciganas e em situação de carência económica, contou com a presença dos 32 bolseiros - 14  raparigas e 18 rapazes.
Dirigindo-se aos jovens, aquando da abertura do encontro, a diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó, reforçou o compromisso assumido e anunciou, entre as novidades, a “introdução de mentorias feitas com especialistas das áreas de formação de cada aluno bolseiro” com vista a potenciar o seu sucesso escolar, além do acompanhamento já efetuado pelas mediadoras do projeto.
Com foco nas ferramentas que são colocadas ao dispor dos jovens, a presidente da Associação Letras Nómadas, Olga Mariano, relembrou o espírito que envolve a iniciativa: “A escola não é só uma obrigação. É isso que queremos desmontar. A escola é um crescimento e faz com que nós possamos ser tudo aquilo que quisermos, sem nunca deixar de ser quem somos”.
Nova edição com mais territórios e novas áreas de ensino
Com jovens provenientes de 22 concelhos do país, a 2.ª edição do OPRE marca também a expansão deste programa a alunos de novas áreas de ensino, anteriormente muito relacionadas com animação e serviço social.
Dos dez novos participantes, dois encontram-se em Curso Técnico Superior Profissional (áreas do Turismo e Serviços de Tecnologia e Apoio Gerontológico) e seis frequentam Licenciatura (Relações Públicas e Comunicação, Gestão de Empresas, Educação, Gestão Turística e Hoteleira, História e Medicina Dentária). Quanto aos restantes dois jovens, um encontra-se a realizar o Mestrado e outro está inserido em Unidade Curricular Isolada.
O grupo abrange 25 jovens em ciclo de Licenciatura, dois em Curso Técnico Superior Profissional, dois em Mestrado e três em Unidades Curriculares Isoladas. Dos estudantes selecionados, 17 ingressaram este ano no 1º ano da faculdade, seis no 2º, dois no 3º e dois no 4º ano. O grupo engloba ainda dois jovens no 1º ano de Mestrado e 3 em Unidades Curriculares Isoladas.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.