Asset Publisher Asset Publisher

Relatório das Migrações 2017 apresentado pela OCDE

Imagem em Destaque
Relatório das Migrações 2017 apresentado pela OCDE
O ACM esteve presente esta quarta-feira, dia 6 de dezembro, na cerimónia de apresentação do Relatório das Migrações 2017 (Migration Outlook) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.
Pedro Calado, Alto-Comissário para as Migrações, reportou que "a percentagem de sírios recolocados em Portugal que estão já a trabalhar ou a ter formação profissional é de 45%", durante a sessão que procedeu a apresentação do responsável da Divisão de Migrações da OCDE, Jean-Christophe Dumont.
O Alto-Comissário para as Migrações assinalou que a recolocação de sírios em Portugal, no âmbito da Rede Europeia das Migrações, se refere aos últimos dois anos e realçou que o indicador de empregabilidade é uma exceção à regra nos países analisados pela OCDE, onde são necessários, em média, 10 anos para atingir os 50%.
Sem deixar de focar na importância de “falar nas migrações como um todo”, Pedro Calado abordou a necessidade de “não se construírem narrativas sobre migrações com base em perceções, mas sim em factos”. Uma mudança para o qual têm contribuído os dados divulgados pela OCDE, por forma a impedir que “um conjunto de medos e mitos se repitam”, concluiu o Alto-Comissário.
Também a perspetiva dos Observatórios das Migrações (OM) e da Emigração (OEm) foram apresentadas durante a sessão, comentada pelos coordenadores do OEm, Rui Pena Pires e Cláudia Pereira, e pela diretora do OM, Catarina Reis Oliveira.
 
“Novos desafios para melhor servir a diáspora portuguesa”
Focando o novo perfil do emigrante, Júlio Vilela, Diretor-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) abordou a premência dos “novos desafios para melhor servir a diáspora portuguesa, que tem necessidades e exigências diferentes das que se colocavam há 20 anos”.
O Embaixador anunciou ainda a realização do II Encontro de Investidores da Diáspora, a decorrer nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2017, no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.