Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC)

Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC)
 

No âmbito de políticas públicas relativas à integração das comunidades ciganas, e no seguimento da comunicação da Comissão Europeia, COM (2011) 173 de 5 de abril, intitulada “Um quadro europeu para as estratégias nacionais de integração dos ciganos até 2020”, foi aprovada, em Conselho de Ministros, a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), na Resolução n.º 25/2013 de 27 de Março, publicada em Diário da República a 17 de Abril de 2013.

A Estratégia, coordenada pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), através do seu Gabinete de Apoio às Comunidades Ciganas (GACI), resulta dos contributos dos vários ministérios, municípios, peritos, organizações da sociedade civil, associações e representantes das comunidades ciganas, após a promoção de várias reuniões setoriais e de um processo de consulta pública, que decorreu de 28 de Dezembro de 2011 a 18 de janeiro de 2012.

A ENICC contempla cinco Eixos – Transversal, Educação, Habitação, Formação e Emprego e Saúde – sendo que o Eixo Transversal é composto pelas dimensões “Conhecimento das comunidades ciganas e acompanhamento da Estratégia”, “Discriminação”, “Educação para a Cidadania”, “História e cultura ciganas”, “Igualdade de género”, “Justiça e segurança”, “Mediação” e “Segurança social”.

A implementação das Prioridades de cada um dos Eixos ou Dimensões define um parceiro, ou conjunto de parceiros responsáveis que, tendo em conta as necessidades verificadas em cada uma das áreas de intervenção, executa e avalia o conjunto de medidas previstas, reportando os resultados alcançados ao ACM e ao Grupo Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas (CONCIG).

A ENICC prevê um total de 40 Prioridades, 105 Medidas e a concretização de 148 Metas.

 

Mais informações:

Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (FAPE)
 

Estudo Nacional sobre as Comunidades Ciganas


Relatório de Execução da ENICC 2013-2014

 

 

 


Formulário da Web Formulário da Web

Olá, em que posso ajudar?

Deixe um email com a sua questão ou contacte 808 257 257 / (+351) 218 106 191, das 9:00h às 19:00h, de segunda a sexta.

Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.