Kit Intercultural Escolas

O KIT INTERCULTURAL ESCOLAS visa disponibilizar às escolas, e a todos os profissionais do setor da educação, um conjunto de materiais em torno da temática da interculturalidade, que foram inicialmente concebidos e divulgados pelo Gabinete ENTRECULTURAS e pelo ACM, I.P., em estreita colaboração com outros parceiros.

Ao KIT inicial acrescentámos outras publicações e recursos que, no seu conjunto, pretendem contribuir para a reflexão em torno dos desafios inerentes a um mundo inequivocamente mais global, fruto das migrações e da crescente mobilidade, mas também da comunicação global, desafiando as crenças e a perceção da diversidade, bem como as competências de interação social.

Todos estes desafios colocam-se, atualmente, à sociedade em geral, e à escola em particular, tendo em conta o seu papel preponderante enquanto espaço de interações e de formação pessoal e social de crianças, jovens e adultos.

Os materiais aqui partilhados pretendem refletir de que forma os profissionais e suas perceções e valores, os currículos e conteúdos ministrados, assim como os métodos pedagógicos, as políticas públicas e a cultura dos ‘espaços educativos’, podem responder ou respondem já, de forma positiva, aos atuais desafios que se apresentam. Promover o questionamento constante, o descentramento e o balanço crítico da prática, são outros objetivos pertinentes destes materiais.

 
Outras Publicações:
. Migrações e Interculturalidade, Conhecer para Intervir em Sala de Aula – 2.ª edição  (APEDI, ACM, I.P., 2023)
39 Poemas e Contos contra Racismo (ACM, I.P., 2014)
As Cores da Cidade Cinzenta (ACM, I.P., 2016)
Depois da Chuva chega o Arco Iris (AKF Portugal, 2020)
. Toolkit Educativo sobre Migração e Asilo na Europa "Não são apenas números": Manual do Professor e materiais escolares (OIM, 2009)
Guia Pedagógico Artístico – Livros e Filmes (Câmara Municipal da Lourinhã, 2012)
Racista, Eu? – Banda desenhada (Comissão Europeia, 1998)

Outros Recursos

- Aqui eu Conto, Atividades e Recursos PLNM (FCG, 2022)

Kit Pedagógico Academia CV – Recursos para a aprendizagem do português como língua estrangeira em contexto escolar

- Webinares e actividades de consolidação de aprendizagens #Estudo em Casa


Contactos Contactos

Alto Comissariado para as Migrações - ACM, IP
R. Álvaro Coutinho, 14
1150 - 025 Lisboa
  • Telefone:(+351) 218106100
  • Fax:(+351) 218106117

Linha de Apoio ao Migrante

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h. Saiba mais

Ativado por Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.