Asset Publisher Asset Publisher

"Eu e os meus colegas estamos a ajudar os refugiados a integrarem-se na sociedade”

Imagem em Destaque
"Eu e os meus colegas estamos a ajudar os refugiados a integrarem-se na sociedade”
Recordamos o testemunho de Sediqa Danish Nawrozi, jovem afegã que chegou a Portugal no final de 2021, no âmbito da Admissão Humanitária do Afeganistão, e atualmente é Mediadora Municipal e Intercultural do projeto “Fundão MEDEIA”, dinamizado pelo Município do Fundão.
Licenciada em Administração de Empresas, com formação em igualdade de género e experiência na área dos direitos humanos, Sediqa tornou-se Mediadora do projeto “Fundão MEDEIA” que visa apoiar na integração e acolhimento das pessoas imigrantes e portuguesas ciganas, através da intervenção nas áreas da educação, formação, emprego, saúde e cidadania inclusiva e participativa. O papel dos/as mediadoras/es, bem como a sua experiência e o seu percurso, são fundamentais para o sucesso da intervenção junto das populações mais vulneráveis.
A Admissão Humanitária do Afeganistão é um mecanismo descentralizado de solidariedade conjunta, que envolve municípios, tais como o do Fundão, e entidades da sociedade civil, que asseguram as diferentes dimensões do acolhimento e integração. O modelo para receber cidadãos e cidadãs afegãos/ãs é semelhante ao modelo de promoção da integração aplicado aos Requerentes e Beneficiários de Proteção Internacional que se encontram em Portugal ao abrigo dos programas promovidos e apoiados pela União Europeia. O Alto Comissariado  para as Migrações (ACM) é o organismo público que centraliza o processo de acolhimento de pessoas migrantes e refugiadas em Portugal.
Os projetos de Mediadores Municipais e Interculturais são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) do Quadro Comunitário Portugal 2020 (PT2020), através do ACM, enquanto Organismo Intermédio.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.