Asset Publisher Asset Publisher

Intersecionalidade - Seminário junta especialistas nacionais e internacionais no CNAIM de Lisboa

Imagem em Destaque
Intersecionalidade - Seminário junta especialistas nacionais e internacionais no CNAIM de Lisboa
Especialistas nacionais e internacionais em desigualdades intersecionais reuniram-se esta segunda-feira, dia 27 de maio, no CNAIM de Lisboa, para participar no Seminário Internacional sobre Intersecionalidade: A situação das mulheres negras e afrodescendentes. A iniciativa, organizada em parceria pelo ACM, através da Equipa de Projeto de Intersecionalidade, e a Rede Europeia das Mulheres Migrantes, contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, a intervir na Sessão de Encerramento.
Enquadrado nas atividades promovidas para a Década Internacional de Afrodescendentes das Nações Unidas, este Seminário veio também celebrar também o Dia de África, assinalado a 25 de maio. A Vogal do Conselho Diretivo do ACM, Romualda Fernandes, fez a abertura da sessão de trabalhos, realçando a pertinência do tema, bem como o trabalho desenvolvido pelo ACM na área do Mainstreaming de género:  “Este é um momento que nos enriquece, sobretudo por ser propício à reflexão em grupo e à partilha de conhecimentos e experiências”.
Rosa Monteiro não deixou de destacar também a importância de aprofundar o diálogo e de estruturar a intervenção nesta área. "A perspetiva da intersecionalidade é incontornável!. Cada vez mais, há que olhar as realidades numa ótica de diversidade”, num cenário em que “a discriminação resulta da interseção de vários fatores, que vão desde a raça, à idade, à nacionalidade, à sexualidade, entre muitos outros”.
O aumento da feminização dos fluxos migratórios, alterando o paradigma do reagrupamento familiar, implica a necessidade de uma maior intervenção nesta área: “As mulheres representam 51% da população estrangeira residente em Portugal”, referiu Rosa Monteiro, acrescentando ainda, reportando-se aos dados revelados no Relatório Anual da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), que “em 2018, 47% das queixas por discriminação racial foram apresentadas por mulheres”.
“Em Portugal, há um longo caminho a percorrer nesta esfera de intervenção”,  considerou a Secretária de Estado, salientando a intervenção do ACM a este nível, materializada na criação de uma equipa de projeto centrada na Intersecionalidade. “Há tudo para fazer neste domínio e a nossa resposta não pode não ser intersecionada”, alertou.
Enquadramento, reflexões e experiências
Elsa Faria, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), pertencente à equipa de projeto Desigualdades Intersecionais, e Vera Eloi da Fonseca, do ACM, dedicada à área Maintreaming de Género, fizeram um enquadramento do tema.
Em torno da Intersecionalidade: A situação das mulheres negras e afrodescendentes, juntaram-se a  Presidente da Rede Europeia das Mulheres Migrantes, Salomé Mbugua, a representante do Comité das Nações Unidas da Convenção Contra Todas as formas de discriminação Contra as Mulheres, Dalia Leinarte, responsável pelo Keynote speech, assim como várias ativistas e lideres associativas.
Acerca das “Desigualdades intersecionais – a situação das mulheres negras e afrodescendentes”, um Painel moderado por Luzia Moniz, Presidente da Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana (PADEMA), intervieram: Linda Bellos, Ativista política, fundadora da Black HIstory Month In the UK;  Joacine Katar Moreira, da INMUNE – Instituto da Mulher Negra em Portugal;  Ilidiacolina Vera Cruz, da mén mom – Associação de Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal; Raquel Rodrigues, da FEMAFRO – Associação de Mulheres Negras, Africanas e Afrodescendentes em Portugal; e Sodfa Daaji, da Afrika Youth Movement.
A partilha de reflexões, experiências e sugestões sobre como atuar ao nível das medidas de integração e contra a discriminação de mulheres negras e afrodescendentes marcaram a dinâmica de grupo suscitada pelas Mesas Redondas.
A história da mulher africana em imagens
A professora Isabel Castro Henriques apresentou a Brochura “Mulheres Africanas em Portugal: O Discurso das Imagens”, da sua autoria, destacando o poder das imagens em contar a história da mulher africana em Portugal, desde o século XV ao XX. Uma história que fala de integração, através do trabalho e outras vertentes da vida quotidiana, mas também reveladora de duros preconceitos sociais.
A intersecionalidade num "Portugal + Igual"
A intersecionalidade é uma das dimensões estratégicas da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual”, competindo ao ACM o desenvolvimento de vários indicadores incluídos nos Planos que integram esta Estratégia. A organização deste Seminário Internacional sobre a situação das mulheres negras e afrodescendentes em Portugal insere-se numa das Medidas do Plano para a Igualdade entre Mulheres e Homens (2018-2021).
Este Seminário é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), através do Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito do Portugal 2020.


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.