Asset Publisher Asset Publisher

"Romano Atmo" - Kit Pedagógico online no site da DGE

Imagem em Destaque
"Romano Atmo" - Kit Pedagógico online no site da DGE
Já está online, no portal da Direção Geral de Educação (DGE), o Kit Pedagógico – Romano Atmo (Alma Cigana), uma ferramenta com conteúdos e materiais pedagógicos destinados a sensibilizar crianças e jovens das comunidades ciganas, assim como as suas famílias, para a necessidade de usufruir de uma escolaridade obrigatória e para a valorização e divulgação da cultura cigana.
Romano Atmo, que na língua romanon significa “Alma Cigana”, foi um projeto desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP), no âmbito do FAPE 2016 - Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), promovido pelo ACM, com o apoio da Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade.
Preservar a identidade e promover uma melhor inclusão, através de uma maior compreensão das semelhanças e diferenças da cultura cigana e da cultura maioritária, são os objetivos centrais desta iniciativa, que pretende igualmente informar e sensibilizar os docentes, restante comunidade educativa e a comunidade em geral, para a importância da promoção do diálogo intercultural, mediante um maior conhecimento da cultura e história ciganas.
Este projeto teve a duração de 9 meses e contou com as parcerias estratégicas do Instituto das Comunidades Educativas (ICE), da Câmara Municipal do Seixal e das escolas que no período de execução do projeto aplicaram o Kit Pedagógico Romano Atmo em contexto de sala de aula, nomeadamente a Escola Nun’Álvares (Agrupamento de Escolas da Arrentela), Agrupamento de Escolas Santo António da Charneca e a Escola do Casal do Marco – Agrupamento Augusto Louro.
O Kit Pedagógico Romano Atmo é composto por quatro pilares, acompanhado por um CD interativo que contém a seguinte informação:
 
  1. História do Povo Cigano
  2. Língua Romanon
  3. Dança Cigana
  4. Curiosidades (vestuário, tradições e gastronomia, comemorações)
 
Para receber uma ação de sensibilização e formação para a aplicação do Kit Pedagógico Romano Atmo, pode entrar em contacto com a Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP), através do endereço amucip2015@gmail.com.
 

Para download dos materiais:

Kit para impressão:
Kit pedagógico Romano Atmo [22.6MB, ficheiro .rar]

CD interativo:
CD interativo Romano Atmo [2.2GB, ficheiro .iso]

 
 

 


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.