Asset Publisher Asset Publisher

1.º Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial - "ainda há muito por fazer"

Imagem em Destaque
1.º Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial - "ainda há muito por fazer"
“Ainda falta muito para podermos combater todas as formas de discriminação e devemos fazê-lo todos os dias", realçou a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva,  na sessão pública sobre Discriminação em razão da origem Racial, Étnica ou Migratória, promovida, esta quinta-feira, dia 21 de março, pela Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) e o Observatório das Migrações (OM), do ACM. A sessão, que assinalou o 1.º Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial, contou ainda com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado.
A luta contra todas as formas de discriminação “será sempre uma luta inacabada, porque à medida que se vão resolvendo alguns problemas, outras formas de discriminação permanecem”, referiu ainda Maria Vieira da Silva.
A Secretária de Estado salientou, por sua vez, o aumento dos discursos populistas contra o respeito pelos direitos humanos, sendo crucial dar continuidade às estratégias de combate. Ao destacar o Relatório da FRA – Being Black in the EU, lançado a 28 de novembro de 2018, em que Portugal apresenta a menor taxa de violência motivada pelo racismo (2%) entre os 12 Estados Membros, Rosa Monteiro acrescenta que "ainda há muito fazer": "São dados importantes mas que não me deixam tranquila, pois sabemos que ainda há manifestações de racismo na nossa sociedade”.
A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania é, para a Secretária de Estado, “determinante na implementação da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento em todos os níveis de educação e ensino, na qual é trabalhada a temática da discriminação racial no âmbito da abordagem à diversidade cultural e inter-religiosa”.
A iniciar os trabalhos desta sessão, Tiago Santos, da equipa do Observatório das Migrações, apresentou o Boletim Estatístico OM #5, da Coleção Imigração em Números OM, centrado no tema "Discriminação em razão da origem racial, étnica ou migratória nos países da União Europeia: perceções e experiências reportadas em inquéritos".
A sessão, que assinalou também o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, esteve em destaque o tema da Discriminação em razão da origem Racial, Étnica ou Migratória, nos contextos europeu e português. Em debate, moderado pelo Adjunto do Conselho Diretivo do ACM, Vasco Malta, estiveram Olga Mariano, Representante das Associações Ciganas na CICDR, Manuel Malheiros, Conselheiro da Comissão Permanente da CICDR, e Péricles Pina, Jurista no Gabinete de Apoio Técnico da CICDR.
346 queixas em 2018
O Alto-comissário para as Migrações e também Presidente da CICDR, Pedro Calado, interveio sobre o trabalho desta comissão e apresentou alguns dados.
As queixas por discriminação racial cresceram significativamente em 2018, ano em que a CICDR recebeu 346 denúncias, quase o dobro do registado em 2017.
Das 346 queixas apresentadas no ano passado, 80,9% tinham matéria de discriminação racial ou étnica, das quais 16,2% deram origem a 53 processos de contraordenação. Em 36,2% dos casos, apesar de haver indícios de discriminação, não havia elementos essenciais à abertura de processo de contraordenação.

 

 

 


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.