Asset Publisher Asset Publisher

102.º CLAIM abre no Instituto Politécnico de Viseu

Imagem em Destaque
102.º CLAIM abre no Instituto Politécnico de Viseu
A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, participou esta sexta-feira, dia 9 de julho, na abertura do 102º Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), no Instituto Politécnico de Viseu (IPV). O momento contou com a presença da Vogal do Conselho Diretivo do ACM, Romualda Fernandes, e do Presidente do IPV, João Monney Paiva, que assinaram o Protocolo de Colaboração entre as duas entidades.
O CLAIM do IPV, que irá funcionar nas instalações do próprio instituto, será o segundo existente numa universidade portuguesa e insere-se no âmbito de um Protocolo estabelecido entre o ACM e o Politécnico de Viseu, com o intuito de reforçar o apoio das entidades de ensino superior portuguesas no processo de integração de proximidade dos/as alunos/as migrantes.
As orientações gerais da política de internacionalização do ensino superior e da ciência e tecnologia, vieram dar um novo impulso à internacionalização do ensino superior português, através da promoção e, por isso, entende o ACM que, no seguimento desta política de internacionalização do Ensino Superior, será de interesse apoiar as instituições portuguesas no acolhimento e integração dos/as estudantes estrangeiros/as, nomeadamente com a criação de gabinetes CLAIM nas instituições de ensino superior.
O IPV acolhe um total de 250 alunos/as estrangeiros/as, representando os/as estudantes de ERASMUS uma média anual de cerca de 100 jovens, provenientes de 17 países europeus, sobretudo de Espanha, Lituânia, Polónia e Turquia. Os/as estudantes de Mobilidade Internacional, naturais de Países Terceiros, como a China, Brasil, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, perfazem um total de 150 jovens.
A aposta constante na Diversidade
A abertura deste novo espaço de apoio às pessoas migrantes é mais um passo em frente na parceria do ACM com o IPV que, já em 2016, aderia ao Programa Mentores para Migrantes, registando, neste momento, 12 mentores inscritos. A aposta do município de Viseu no apoio à Integração materializa-se ainda na adesão, desde 2014, à Rede de Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade (RMAD), criada pelo ACM com o intuito de promover o aprofundamento do conhecimento e reflexão das políticas locais, na perspetiva de adequar soluções a necessidades concretas, contribuindo para a definição de políticas públicas nacionais em matéria de Imigração. Neste seguimento, o município aplicou, no seu território, o Indice dos Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade (IMAD), como forma de recolher informação sobre as respostas, tais como iniciativas, serviços, programas e medidas, desenvolvidas pelas entidades públicas e privadas na área do acolhimento e integração dos imigrantes e seus descendentes.

 


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.