Asset Publisher Asset Publisher

2.ª Edição do Selo da Diversidade - 24 empresas apresentam 32 projetos

Imagem em Destaque
2.ª Edição do Selo da Diversidade - 24 empresas apresentam 32 projetos
O Museu da Eletricidade, em Lisboa, acolheu esta segunda-feira, dia 28 de outubro, o III Fórum Anual para a Diversidade e Inclusão “Integração da vida profissional e da Vida Pessoal”, que incluiu a atribuição das distinções da 2.ª Edição do Selo da Diversidade. A ocasião contou com a presença do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, que, em conjunto com alguns elementos do júri desta iniciativa, entregou os troféus aos vencedores.
Nesta edição do Selo da Diversidade, que contempla 6 categorias, 24 entidades signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade apresentaram um total de 32 projetos, todos eles direcionados para a promoção da diversidade nas suas organizações.  
Na categoria “Cultura Organizacional”, foram analisadas 13 candidaturas e distinguidas 4 iniciativas designadamente: o BNP Paribas Portugal, com o projeto Diversity & Inclusion Employees’ Networks; a Câmara Municipal de Guimarães, com o projeto Ações de sensibilização EMI (Explore the gender, Mode the mind e Inspire your world);  o Centro Social da Trafaria, da Santa Casa da Misericórdia de Almada, com o projeto Somos de todo o mundo e a Essilor Portugal com o projeto Março – Mês da Diversidade  & Inclusão.
Na Categoria “Recrutamento, Seleção e práticas de gestão de pessoas”,  foram considerados 5 projetos e distinguidos 3 com o Selo da Diversidade. Os premiados foram nomeadamente: o El Corte Inglés, com o projeto A diferença Enriquece-nos, a Fundação AFID,  com o projeto Treino de Competências e o Grupo Portugália, com o projeto Responsabilidade Social Corporativa – Empregabilidade.
O projeto  Aprendizagem ao longo da Vida para Tod@s, do El Corte Inglés, foi distinguido, numa lista de 4 candidaturas, na categoria “Desenvolvimento Profissional e progressão na carreira”.
Na categoria “Comunicação da Carta e dos seus princípios”, que incluiu 5 projetos, destacou-se a Natixis, com o projeto Champions For Change, com a GEBALIS a ser premiada na categoria “Condições de trabalho e acessibilidades”, que teve 3 candidaturas, com o programa Eixo IV Mobilidade/Acessibilidade, Na candidatura "Compromisso da gestão de topo e dos outros níveis hierarquicos"  não se registaram premiados.
O Selo da Diversidade é um prémio de prestígio que visa distinguir as organizações que realizem ou fomentem práticas enquadradas em políticas e estratégias de promoção da diversidade e da igualdade de oportunidades no trabalho, independentemente da origem cultural, ética e social, orientação sexual, género, idade,  religião, características físicas e outras.
Esta iniciativa é promovida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APDI), constituída em 2018, com a missão de promover a diversidade e a inclusão nas diversas organizações e na sociedade portuguesa em geral, prevendo a cooperação  com as instituições nacionais e europeias relevantes para a prossecução das suas atividades. Este é, atualmente, um projeto de sucesso que mobiliza 261 empresas públicas, privadas e organizações do terceiro setor, num número crescente de compromisso com a valorização da diversidade, incluindo a cultural, étnica e religiosa.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.