2.ª Edição do Selo da Diversidade - 24 empresas apresentam 32 projetos
O Museu da Eletricidade, em Lisboa, acolheu esta segunda-feira, dia 28 de outubro, o III Fórum Anual para a Diversidade e Inclusão “Integração da vida profissional e da Vida Pessoal”, que incluiu a atribuição das distinções da 2.ª Edição do Selo da Diversidade. A ocasião contou com a presença do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, que, em conjunto com alguns elementos do júri desta iniciativa, entregou os troféus aos vencedores.
Nesta edição do Selo da Diversidade, que contempla 6 categorias, 24 entidades signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade apresentaram um total de 32 projetos, todos eles direcionados para a promoção da diversidade nas suas organizações.
Na categoria “Cultura Organizacional”, foram analisadas 13 candidaturas e distinguidas 4 iniciativas designadamente: o BNP Paribas Portugal, com o projeto Diversity & Inclusion Employees’ Networks; a Câmara Municipal de Guimarães, com o projeto Ações de sensibilização EMI (Explore the gender, Mode the mind e Inspire your world); o Centro Social da Trafaria, da Santa Casa da Misericórdia de Almada, com o projeto Somos de todo o mundo e a Essilor Portugal com o projeto Março – Mês da Diversidade & Inclusão.
Na Categoria “Recrutamento, Seleção e práticas de gestão de pessoas”, foram considerados 5 projetos e distinguidos 3 com o Selo da Diversidade. Os premiados foram nomeadamente: o El Corte Inglés, com o projeto A diferença Enriquece-nos, a Fundação AFID, com o projeto Treino de Competências e o Grupo Portugália, com o projeto Responsabilidade Social Corporativa – Empregabilidade.
O projeto Aprendizagem ao longo da Vida para Tod@s, do El Corte Inglés, foi distinguido, numa lista de 4 candidaturas, na categoria “Desenvolvimento Profissional e progressão na carreira”.
Na categoria “Comunicação da Carta e dos seus princípios”, que incluiu 5 projetos, destacou-se a Natixis, com o projeto Champions For Change, com a GEBALIS a ser premiada na categoria “Condições de trabalho e acessibilidades”, que teve 3 candidaturas, com o programa Eixo IV Mobilidade/Acessibilidade, Na candidatura "Compromisso da gestão de topo e dos outros níveis hierarquicos" não se registaram premiados.
O Selo da Diversidade é um prémio de prestígio que visa distinguir as organizações que realizem ou fomentem práticas enquadradas em políticas e estratégias de promoção da diversidade e da igualdade de oportunidades no trabalho, independentemente da origem cultural, ética e social, orientação sexual, género, idade, religião, características físicas e outras.
Esta iniciativa é promovida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APDI), constituída em 2018, com a missão de promover a diversidade e a inclusão nas diversas organizações e na sociedade portuguesa em geral, prevendo a cooperação com as instituições nacionais e europeias relevantes para a prossecução das suas atividades. Este é, atualmente, um projeto de sucesso que mobiliza 261 empresas públicas, privadas e organizações do terceiro setor, num número crescente de compromisso com a valorização da diversidade, incluindo a cultural, étnica e religiosa.