20 anos da Rede CLAIM

 

 

O Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) felicita a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (Rede CLAIM) pela celebração do seu 20.º Aniversário. Destacamos o trabalho fundamental desenvolvido ao longo de duas décadas na defesa dos direitos das pessoas migrantes e promoção da integração e desejamos que assim continue. Felicitamos todas e todos o/as que diariamente fazem do acolhimento e da integração de pessoas migrantes a sua missão, e de Portugal um exemplo de humanidade a nível internacional.

Atualmente, a Rede CLAIM é constituída por 156 centros, distribuídos por todo o país. Estas parcerias, entre o ACM, I.P. e municípios, entidades da sociedade civil, instituições de ensino superior e governos regionais, contribuem para uma construção conjunta de um país de acolhimento assente nos direitos humanos e alinhado com os compromissos assumidos, a nível nacional e internacional.

A Rede CLAIM realizou mais de um milhão e trezentos mil atendimentos desde 2003, continuando em pleno crescimento. Em 2022, registou o maior número de atendimentos num ano – 186.728 atendimentos – um aumento de 33% face a 2021.

Reconhecendo que a integração se faz primeiramente a nível local e que o investimento nas migrações contribui decisivamente para o desenvolvimento local a nível económico, demográfico, social e cultural, a Rede CLAIM consolidou-se ao longo destes 20 anos como um parceiro incontornável no desenvolvimento e na coesão social dos territórios.

O ano de 2023 é um ano de celebração e, por isso, contamos com a participação de todas e todos nas diferentes atividades que irão decorrer.



20 anos da Rede CLAIM”, Alto Comissariado para as Migrações (ACM), 31/01/2023

Realizado Encontro Nacional da Rede CLAIM: 20 anos a Acolher e Integrar”, Alto Comissariado para as Migrações (ACM), 26/05/2023

20 anos Rede CLAIM: Infografia”, Alto Comissariado para as Migrações (ACM), 07/07/2023

 

Rede CLAI

Os primeiros Centros Locais de Apoio a Integração de Migrantes (CLAIM) foram criados em fevereiro de 2003, com a designação Centros Locais de Apoio ao Imigrante (CLAI), enquanto espaços de informação, descentralizados, para pessoas imigrantes. O CNAIM Aveiro, promovido pela Casa Vera Cruz, foi o primeiro a ser inaugurado, no dia 11 de fevereiro de 2003.

Ligados em rede e ao Sistema Nacional de Informação ao Imigrante, estes Centros tinham por base uma estrutura leve e ágil, que deu origem a parcerias formais entre o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) – então, Alto Comissariado para a Imigração e as Minorias Étnicas (ACIME) – e 15 entidades da sociedade civil.

Em 2004, surgiu uma segunda vaga de parcerias, desta feita entre o ACIME e os municípios, permintindo a criação de 13 CLAI em articulação com as Câmaras Municipais.

 

Rede CLAII

Em 2006, os CLAI deram lugar aos CLAII: Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes. Este novo conceito alterou o modelo anterior, transformando estes Centros em plataformas promotoras de acolhimento e integração de imigrantes a nível local, com capacidade de interação com as estruturas locais. Além disso, confiou a estes Centros a nova missão de juntar ao atendimento informativo o apoio em todas as áreas do processo multivetorial de integração de imigrantes no território.

Em 2008, foram desenvolvidas iniciativas de apoio ao alargamento e consolidação da Rede CLAII, através do financiamento dos serviços ao abrigo do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Já 2014 foi um ano de transição para a Rede CLAII. O ACM passou de entidade beneficiária a autoridade delegada do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT). A partir deste ano, o processo tornou-se mais amplo e abrangente, conferindo a todas as entidades a possibilidade de se candidatarem a financiamento a projetos na área do acolhimento, integração e valorização da interculturalidade, prevendo-se também o desenvolvimento de atividades de gabinete de apoio geral, informação e encaminhamento, e gabinete de informação e apoio especializado.

A partir de abril de 2014, a Rede CLAII passou a ser constituída por um total de 149 Centros, com uma cobertura nacional descentralizada por 19 distritos e 67 concelhos. Todavia, em 2015, com o fim do cofinanciamento, a Rede sofreu um retrocesso e passou de 149 para 56 Centros, num ano.

 

Rede CLAIM

Em 2016, fruto da nova orgânica e missão do ACM, a Rede CLAII deu lugar à Rede CLAIM: Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes. As novas realidades e os novos desafios migratórios, nomeadamente no que diz respeito à integração de pessoas refugiadas, motivaram um novo alargamento da missão e atribuições da Rede, passando a servir todas as pessoas Migrantes.

Também em 2016, com o objetivo de desenvolver respostas mais adequadas às dinâmicas migratórias, promovendo uma política migratória moderna e integrada, foi criada a Rede Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (RNAIM), prevista na Portaria n.º 203/2016, de 25 de julho, que congrega os Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), a Linha de Apoio a Migrantes (LAM) e o Serviço de Tradução Telefónica (STT).

Em 2019, para além do lançamento de uma nova plataforma de registo de atendimentos para a Rede CLAIM, a “Plataforma Local para a Integração de Migrantes” (PLIM), foi também estabelecido um novo tipo de parceria com Instituições de Ensino Superior, dando origem ao CLAIM Universidade de Aveiro e ao CLAIM Instituto Politécnico de Viseu. Assim, a rede continuou a crescer, encerrando o ano com 105 CLAIM e 12 CLAIM Especializados.

Em 2020, durante a pandemia da doença COVID-19, a Rede CLAIM manteve-se em funcionamento contínuo, desempenhando um papel fundamental no apoio constante à população migrante. Os atendimentos foram sempre assegurados, via telefone, e-mail e outras plataformas.

Neste âmbito, foi prestado apoio através da realização de sessões de sensibilização, do direito universal à vacinação, da distribuição de máscaras e de folhetos informativos traduzidos em várias línguas e também através de entrega de bens de primeira necessidade.

Foi neste contexto que a Rede CLAIM atingiu 1 milhão de atendimentos.

Em 2021, a Rede CLAIM teve um crescimento significativo com a inauguração de 26 novos Centros, contabilizando-se um total de 140 CLAIM.

Com a Guerra na Ucrânia, em 2022, vários municípios, que até então ainda não tinham sentido necessidade de ter serviços específicos na área das migrações, contactaram o ACM numa perspetiva de acesso a informação e formação para melhor acolher cidadãs e cidadãos deslocados da Ucrânia que chegavam aos seus concelhos. Este contexto exigiu uma nova adaptação na Rede para prestar soluções de acolhimento e integração a estas pessoas.

Atualmente, a Rede CLAIM é constituída por 155 CLAIM, dos quais 50 (Sociedade Civil) são cofinanciados ao abrigo do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), e 12 são CLAIM especializados.


Leaflet on Services and Contacts of ACM, I.P.

SOS UKRAINE
https://www.acm.gov.pt/-/sos-ucrania
sosucrania@acm.gov.pt

Face-to-face service available without previous appointment
The use of a mask or visor is mandatory

You can still opt for the telephone service, through the Migrant Support Line, app My CNAIM or by e-mail

Migrant Support Line

From 5 March 2022: Monday to Friday, between 9 am and 8 pm, and on Saturday, between 9 am and 5 pm

808 257 257 (landline)

21 810 61 91 (mobile and abroad)
 

National Support Centres for the Integration of Migrants (CNAIM)

CNAIM Norte
Face-to-face service available without previous appointment
The use of a mask or visor is mandatory
Av. de França, 316
Edifício Capitólio
4050-276 Porto

Tel: 22 207 38 10
Fax: 22 207 38 17
E-mailcnaim.norte@acm.gov.pt
From Monday to Friday, between 8 am and 5 pm

CNAIM Lisboa
Face-to-face service available without previous appointment
The use of a mask or visor is mandatory
Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 Lisboa

Fax: 21 810 61 17
E-mailcnaim.lisboa@acm.gov.pt
From Monday to Friday, between 8 am and 5 pm

CNAIM Beja
Face-to-face service available without previous appointment
The use of a mask or visor is mandatory
Edifício Administrativo do Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito
Av. Salgueiro Maia, s/n
7800-552 Beja

Tel: 808 257 257 | 21 810 61 91 (Migrant Support Line)
E-mailcnaim.beja@acm.gov.pt
From Monday to Friday, between 9:00 am and 12:30 pm, and 2:00 pm and 5:30 pm

CNAIM Algarve
Face-to-face service available without previous appointment
The use of a mask or visor is mandatory
Loja do Cidadão
Mercado Municipal, 1.º Piso
Largo Dr. Francisco Sá Carneiro 8000-151 Faro

Tel: 808 257 257 | 21 810 61 91 (Migrant Support Line)
E-mailcnaim.algarve@acm.gov.pt
From Monday to Friday, between 8:30 am and 5 pm

PO ISE:
fundos.portugal2020@acm.gov.pt

FAMI:
fundos.comunitarios@acm.gov.pt

COVID-19 vaccination: online platform for registration of foreign citizens without a SNS (National Health Service) user number

Information cards on COVID-19 vaccination:

. Arabic (ar)
. English (en)
. French (fr)
. Hindi (hi)
. Mandarin (zh)
. Nepalese (ne)
. Portuguese (pt)
. Romanian (ro)
. Russian (ro)
. Spanish (es)
. Thai (th)
. Ukrainian (uk)

If you have a SNS (National Health Service) user number, please self-schedule your appointment

If you need support with registration and/or self-scheduling, or if you are facing constraints in the process, you can contact us by e-mail: covid19@acm.gov.pt

More information about the COVID-19 vaccination

Lockdown Easing Plan: Schedule and Rules

Lockdown Easing FAQ's

Doctors of the World Portugal' Guide on COVID-19:

. Arabic (ar)
. Bengali (bn)
. English (en)
. Finnish (fi)
. French (fr)
. Fula (ff)
. German (de)
. Hebrew (he)
. Hindi (hi)
. Italian (it)
. Japanese (ja)
. Mandarin (zh)
. Mandinga (man)
. Nepali (ne)
. Netherlands (nl)
. Polish (pl)
. Portuguese (pt)
. Romanian (ro)
. Russian (ru)
. Spanish (es)
. Swedish (sv)
. Tigrinya (ti)
. Turkish (tr)
. Ukrainian (uk)
. Urdu (ur)

IOM’s information leaflet on COVID-19, in more than 30 languages.

IOM's three documents about COVID-19 for migrants, in several languages.

The information presented is purely indicative, with the main purpose  to provide general guidance without exempt, at any case, the consultation with the competent authorities and the use of professional advice regarding the addressed themes

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.