Asset Publisher Asset Publisher

7.ª Geração Programa Escolhas - Projetos reunidos em Seminário inicial

Imagem em Destaque
7.ª Geração Programa Escolhas - Projetos reunidos em Seminário inicial
A equipa central do Programa Escolhas, do ACM, concluiu, nesta quinta-feira,  dia 28 de março, o Seminário inicial que marca o início da intervenção dos projetos protagonistas da 7.ª geração escolhas. Dois dias intensos de trabalho e de dinâmicas de grupo, em que as equipas dos projetos E7G conheceram a equipa central do Programa Escolhas, bem como o trabalho do ACM e deste programa dedicado à inclusão social de crianças e jovens.
A  Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade do ACM, Luísa Ferreira Malhó, responsável por este Programa, apresentou os objetivos e metas para esta nova geração aos coordenadores/as e dinamizadores/as comunitários/as dos projetos, que tiveram também a oportunidade de, pela primeira vez, interagir entre si e de tomar contacto com os princípios estratégicos e metodológicos E7G, assim como métodos de avaliação.
O dinamismo foi constante, a provar que a energia Escolhas está em alta.
103 projetos em 17 distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas
Os projetos E7G, financiados para o biénio 2019-2020, distribuem-se por 17 distritos de Portugal Continental e pelas 2 Regiões Autónomas, dividindo-se pelas seguintes NUT II: 30 no Norte; 19 no Centro; 36 na Área Metropolitana de Lisboa; 11 no Alentejo e 4 no Algarve. Dos 103 projetos, 93 candidataram-se à medida I (Educação, formação e qualificação), 50 (48,5%) à medida II (Emprego e empreendedorismo) e 95 à medida III (Dinamização comunitária, participação e cidadania). Para esta 7.ª geração do Escolhas, prevê-se envolver 23 883 participantes, 5 795 imigrantes ou descendentes de imigrantes e 4 464 pessoas ciganas.
O Programa Escolhas, enquanto política pública que atua na área da inclusão social de crianças e jovens, foi criado em 2001 através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 4/2001, de 9 de janeiro, sucessivamente renovado até 31 de dezembro de 2018, com a missão de promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos mais vulneráveis, particularmente de descendentes de migrantes e de crianças e jovens ciganos/as.

 


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.