Asset Publisher Asset Publisher

ACM e OIM promovem Webinar “Mediação Intercultural: oportunidade para o serviço público”

Imagem em Destaque
ACM e OIM promovem Webinar “Mediação Intercultural: oportunidade para o serviço público”

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) promoveram na quinta-feira, dia 23 de setembro de 2021, o Webinar “Mediação Intercultural: oportunidade para o serviço público”, no âmbito do Projeto “Apoio Técnico ao Alto Comissariado para as Migrações para melhorar as respostas dos CNAIM [Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes] através da avaliação dos seus serviços e operações”, financiado pela Comissão Europeia.

A iniciativa, que contou com a presença de cerca de 100 dirigentes de diversas entidades públicas que prestam serviços de atendimento ao público, teve como objetivo partilhar algumas das reflexões e aprendizagens retiradas ao longo deste Projeto, especialmente quanto ao papel da mediação intercultural como um recurso de vantagem para os serviços que lidam com o acolhimento e atendimento ao público.

Na União Europeia, a mediação intercultural tem sido reconhecida como uma importante estratégia de intervenção nos setores público, educacional e comunitário, através da facilitação da comunicação linguística e cultural entre migrantes e o Estado, possibilitando um melhor acolhimento e encaminhamento das diferentes situações.  

Dando relevância a esta estratégia de intervenção, a OIM lançou também, neste Webinar, o documento “Frameworks and good practices of intercultural mediation for migrant integration in Europe”, o qual apresenta informação sobre a mediação intercultural no contexto europeu (definição e aplicação de modelos), partilhando vários exemplos da aplicação de respostas de mediação intercultural dirigidas a migrantes, igualmente na UE. Este documento encontra-se disponível aqui.

 

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.