Asset Publisher Asset Publisher

ACM, I.P. recebe European Integration Network

Imagem em Destaque
ACM, I.P. recebe European Integration Network
O Auditório do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes de Lisboa acolheu, no dia 4 de junho, a sessão de abertura da visita de estudo da European Integration Network (EIN), cuja temática central aborda as políticas portuguesas de integração de migrantes.
A sessão foi presidida pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, pelo Secretário de Estado da Educação, João Costa, e pelo Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, que tiveram oportunidade de enquadrar as políticas públicas de apoio a migrantes, bem como apresentar, com maior detalhe, o raio de ação do Alto Comissariado para as Migrações, que aproveitou a ocasião para divulgar o seu novo vídeo institucional, onde apresenta os seus principais serviços, programas e iniciativas. Presente esteve também a Subdiretora-geral da Educação, Eulália Alexandre que centrou a sua intervenção na integração de migrantes nas escolas portuguesas.
Todo o grupo da EIN, assim como o Chefe-adjunto do departamento de Migração Legal e Integração da Direção-Geral da Migração e dos Assuntos Internos da Comissão Europeia, Antoine Savary, presente na ocasião, manifestaram ao longo de toda a visita muito interesse  em conhecer melhor o trabalho do ACM. O grupo visitou o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Sintra e a Câmara Municipal de Sintra, onde foi recebido pelo Presidente da autarquia, Basílio Horta, e pelo Vereador do Departamento Solidariedade e Inovação Social, que apresentou o Plano Local de Integração deste município marcado pela diversidade cultural, em que residem mais de 30 mil imigrantes, dos quais 8 mil são membros da comunidade islâmica. Só no município de Sintra residem imigrantes de 10 nacionalidades diferentes, oriundos de Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Angola, Roménia, Ucrância, São Tomé e Principe, China, Moldávia e Guinea.
Esta visita de estudo prolongou-se no dia 5 de junho, com a visita a dois projetos do Programa Escolhas Inovar 3E - E6G, em Casal de Cambra, e o Take It! - E6G, em Cascais, e culminou com apresentações centradas em temas como a Educação Intercultural, o Diálogo Inter-religioso, os mitos e fatos que rodeiam os migrantes e pessoas refugiadas e o diálogo do ACM com os MEDIA.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.