Asset Publisher Asset Publisher

ACM lança 2.ª edição de Planos Locais para a Integração das Comunidades Ciganas

Imagem em Destaque
ACM lança 2.ª edição de Planos Locais para a Integração das Comunidades Ciganas
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) lançou esta quarta-feira, dia 19 de maio, a 2.ª edição do projeto Planos Locais para a Integração das Comunidades Ciganas (PLICC), dirigido a municípios portugueses e comunidades locais. Com esta nova edição, o ACM, enquanto entidade coordenadora, pretende reforçar o acompanhamento e monitorização dos planos, assim como apoiar a criação de, pelo menos, seis novos PLICC, e elaborar um manual de boas-práticas.
A iniciativa online contou com a participação da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, da Secretária de Estado para a Valorização do Interior, Isabel Ferreira, do Secretário de Estado para a Descentralização e as Autarquias Locais, Jorge Botelho, da Alta-comissária para as Migrações, Sónia Pereira, do Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Beraldino Pinto, e do Secretário Técnico da Comissão do Programa Operacional do Algarve, José Travassos. A sessão reuniu também representantes de mais de 40 municípios e de várias organizações e associações, nomeadamente associações ciganas, totalizando mais de 100 participantes.
A 2.ª edição do Projeto PLICC vem dar sequência ao projeto-piloto, que decorreu entre junho de 2018 e julho de 2019 e resultou na criação de 12 planos (10 planos municipais e 2 planos intermunicipais) e na edição de um Guia para a Conceção de Planos Locais para Integração das Comunidades Ciganas. Com esta nova edição do projeto, o ACM, enquanto entidade coordenadora, pretende reforçar o acompanhamento técnico aos planos elaborados na edição anterior e a criação de plataformas de acompanhamento e monitorização dos planos, assim como apoiar a criação de, pelo menos, seis novos PLICC, e elaborar um manual de boas-práticas, a partir das intervenções dos municípios decorrentes dos seus planos, para ser disseminado a outros municípios após o termo do projeto.
Além da apresentação do projeto, efetuada pela Coordenadora do Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas do ACM, Marisa Horta, a iniciativa incluiu uma mesa redonda subordinada ao tema “Conceção de Planos Locais para a Integração das Comunidades Ciganas”. Moderado pela Técnica do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig), Liliana Moreira, este momento consistiu na partilha de experiências resultantes da conceção e implementação dos planos locais elaborados na 1.ª edição. A Vereadora da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, a Vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Diana Rodrigues, e o Técnico de Ação Social da Câmara Municipal de Tomar, Jorge Claro, partilharam as suas experiências, tendo os comentários ficado a cargo de Bruno Gonçalves, da Associação Letras Nómadas, e de Francisco Azul, do Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas do ACM e Roma Expert do projeto.
Antes da sessão de encerramento, a Coordenadora do Observatório das Comunidades Ciganas, Maria José Casa-Nova, realizou uma reflexão metodológica sobre a transição do processo de conceção dos planos para os processos de monitorização e avaliação.
O projeto Planos Locais para a Integração das Comunidades Ciganas (PLICC) é financiado pelo Programa da União Europeia de Direitos, Igualdade e Cidadania (2014-2020) e tem a duração de 24 meses, tendo sido iniciado a 1 de fevereiro de 2021 e devendo terminar a 31 de janeiro de 2023.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.