02.06.2023
Realizou-se hoje, 2 de junho, o lançamento e o primeiro atendimento do CNAIM Virtual. A nova plataforma permite o atendimento especializado nos Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), através da ligação por videoconferência com os gabinetes especializados dos Centros Nacionais de Apoio a Integração de Migrantes (CNAIM). Com este projeto, o ACM dá mais um passo no processo de digitalização para a promoção da integração.
O primeiro atendimento, realizado entre o Gabinete de Apoio Jurídico do CNAIM Lisboa e o CLAIM Albufeira, contou com a presença da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, do Vogal do Conselho Diretivo, José Reis, e do Diretor do Departamento de Apoio e Assistência Migratória, Mário Ribeiro.
A nova plataforma de atendimento remoto e por videoconferência pretende reforçar a capacidade de resposta dos CLAIM em áreas específicas e especializadas, como apoio jurídico, apoio social, emprego, entre outras, numa lógica de fortalecimento e complementaridade de interação existente entre os CLAIM e os CNAIM. O processo de implementação da nova plataforma envolverá ainda formação para toda a Rede CLAIM.
A virtualização dos CNAIM funciona como uma alternativa ao atendimento presencial, permitindo o acesso a uma resposta especializada e adequada sem necessidade de deslocação aos Centros Nacionais, poupando tempo e deslocações ao utente, e melhorando as respostas de integração a nível nacional.
O CNAIM Virtual é uma medida SIMPLEX e é cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), no âmbito do Fundo Social Europeu (FSE).