Asset Publisher Asset Publisher

ACM participa em evento do Parlamento Europeu sobre Comunidades Ciganas na União Europeia

Imagem em Destaque
ACM participa em evento do Parlamento Europeu sobre Comunidades Ciganas na União Europeia
Decorreu esta terça-feira, dia 1 de junho, um evento promovido pelo Parlamento Europeu com o objetivo de analisar e refletir sobre o novo Quadro Estratégico da União Europeia para as Comunidades Ciganas.
Os trabalhos iniciaram com a intervenção da Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Lívia Járóka, que destacou o empenho da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE) 2021 com a aprovação da Recomendação do Conselho sobre a Igualdade, Inclusão e Participação das Comunidades Ciganas.
A Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, participou na dupla qualidade de representante da PPUE 2021 e de Presidente do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), o Instituto português responsável pela monitorização e acompanhamento da execução, em Portugal, da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC).
Na sua intervenção, Sónia Pereira realçou que a PPUE 2021 estabeleceu, como uma das suas prioridades, as questões da dimensão social com o lançamento do Plano de Ação para o Pilar dos Direitos Sociais, refletindo, igualmente, a promoção da Igualdade e da Não-Discriminação na Europa.
A Alta-Comissária mencionou, ainda, a experiência nacional com o Conselho Consultivo para as Comunidades Ciganas (CONCIG) responsável, entre outros aspetos, pelo acompanhamento da situação das comunidades ciganas no país.
Ao longo da sessão, os vários participantes destacaram, também, a necessidade de reforçar a representatividade das mulheres e meninas ciganas nos diversos domínios de atuação – como, frequência do ensino superior, envolvimento no Associativismo e participação política –, e de promover iniciativas que conduzam à empregabilidade destas populações. Neste ponto, Sónia Pereira referiu o trabalho inovador promovido pelo Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) com o “Prémio OBCIG Empresas Integradoras”.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.