Asset Publisher Asset Publisher

ACM participa no 7.º Encontro Regional para uma intervenção integrada pelo fim da Mutilação Genital Feminina

Imagem em Destaque
ACM participa no 7.º Encontro Regional para uma intervenção integrada pelo fim da Mutilação Genital Feminina

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) participou este sábado, 11 de fevereiro, no 7.º Encontro Regional para uma intervenção integrada pelo fim da Mutilação Genital Feminina (MGF), realizado em Oeiras.

O encontro, dinamizado pelo Município de Oeiras, contou com a participação da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, que deixou uma palavra às raparigas e mulheres sobreviventes da MGF pelo impacto da partilha das suas histórias, e destacou o trabalho realizado pelas pessoas e entidades que apoiam a causa. Reforçou, também, que nenhuma prática cultural pode sobrepor-se aos Direitos Humanos evidenciando a importância de reconhecer esta realidade e sinalizar os casos.

A Coordenadora da Equipa de Projeto Desigualdades Intersecionais do ACM, Vera Fonseca, moderou o painel “O papel das Lideranças Religiosas” que incluiu a participação da P&D Factor – Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento e de representantes da Comunidade Islâmica de Palmela.

Este Encontro é realizado, desde 2016,  no âmbito do Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, assinalado a 6 de fevereiro, por um conjunto alargado de entidades parceiras, entre as quais o Alto Comissariado para as Migrações (ACM). Esta iniciativa visa dar voz às comunidades afetadas pela prática da MGF, numa perspetiva de reflexão, partilha de projetos e sensibilização para as suas consequências, assegurando uma abordagem de valorização da componente cultural das comunidades.

Fotografias: Câmara Municipal de Oeiras


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.