Asset Publisher Asset Publisher

ACM participa no Seminário Internacional do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig)

Imagem em Destaque
ACM participa no Seminário Internacional do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig)

27.10.2023

Decorreu nos dias 24 e 25 de outubro, o Seminário Internacional do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig), numa organização conjunta entre o ObCig, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) e o Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas (NACI), do Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

A iniciativa contou com a participação da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, e do Presidente do Conselho Diretivo do ACM, em regime de substituição, José Reis, e com a presença da Vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), Sónia Pereira.

A VI Edição do Seminário, dedicada aos “10 Anos da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas”, visou analisar a implementação do primeiro instrumento integrado de política pública do país que promove a integração, igualdade e participação da população portuguesa cigana. A iniciativa promoveu ainda uma reflexão sobre o plano académico, político e de intervenção social sobre a implementação da estratégia, os seus resultados e limitações, bem como o debate sobre o desenho em curso da nova Estratégia Nacional. 

O Seminário, em formato híbrido, reuniu académicos, decisores políticos, a nível nacional e local, estudantes, representantes do associativismo cigano e vários profissionais, tendo sido apresentadas diferentes perspetivas, abordados diferentes desafios emergentes e identificadas as melhores práticas para o reforço da igualdade, da inclusão e da não discriminação da população cigana em Portugal.

Fotografias: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE)


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.