Asset Publisher Asset Publisher

ACM promove música cigana como forma de integração das pessoas ciganas

Imagem em Destaque
ACM promove música cigana como forma de integração das pessoas ciganas
A promoção da  música cigana como forma de integração das pessoas ciganas esteve em destaque esta terça-feira, dia 22 de outubro, no CNAIM de Lisboa. A iniciativa, realizada pelo ACM, contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado.
A equipa do projeto “ Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”, Tiago Pereira e Cristina Garcia, que projetou pequenos vídeos de músicos/as ciganos/as, e o artista cigano Diego el Gavi, que partilhou o seu percurso profissional, juntaram-se ao propósito central de lançar publicamente "esta nova linha de intervenção no âmbito das políticas públicas junto e com as pessoas ciganas". “Conhecemos estes dois projetos e juntou-nos a mesma motivação de valorizar e apoiar a integração das pessoas ciganas”, realçou Rosa Monteiro, acrescentando que, além de divulgarem “à sua maneira (e com grande qualidade) experiências musicais ciganas”, ambos os projetos "desejam usar a sua intervenção e experiência para valorizar as culturas ciganas e contribuir para a sua integração”.
"As culturas ciganas são diversas e enriquecem a sociedade portuguesa", sendo essencial "promover e divulgar a música cigana, reconhecendo a sua variedade, origens e profundidade". Apesar da música, nas suas mais variadas manifestações, assumir um lugar relevante nas expressões culturais ciganas, “ainda não é significativo o seu conhecimento e reconhecimento pela maioria da sociedade”, alertou a Secretária de Estado.
Para Diego el Gavi, “a música tem o poder da união!". Tendo sempre esta premissa em mente, o artista construiu um percurso musical de relevo, procurando acrescentar ao talento, a aprendizagem e a persistência: "Não basta ter o dom!", salientou, explicando a essência do seu trabalho:  "o meu projeto é trazer as comunidades para a música, para o teatro, para as artes". 
O evento culminou com uma atuação de Diego el Gavi, acompanhado à guitarra por Paulo Croft.
 
Notícias relacionadas:
 
 

 


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.