Asset Publisher Asset Publisher

ACM promove Seminário "Década Internacional de Afrodescendentes: O Caminho para a Educação"

Imagem em Destaque
ACM promove Seminário "Década Internacional de Afrodescendentes: O Caminho para a Educação"

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) irá promover o Seminário "Década Internacional de Afrodescendentes: O Caminho para a Educação" na próxima quarta-feira, dia 26 de abril, a partir das 09h00, no Auditório do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) Lisboa. 

A iniciativa inclui três painéis e conta com intervenções da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, do Vogal do Conselho Diretivo do ACM, José Reis, da Representante do Fundo de População das Nações Unidas, Patrícia da Silva, da Rede de Bibliotecas Escolares, Liliana Silva, da Escritora e Fundadora da Academia Sem-Medos, Gabriela Semedo, da Investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE, Raquel Matias, da Poetisa Alice Neto de Sousa, da Fundação Calouste Gulbenkian, Péricles Pina, do Presidente da Associação Cultural Moinho da Juventude, Jakilson Pereira, da Representante da Associação Batoto Yetu Portugal, Fabiana Leonel, e da Coordenadora do Gabinete de Apoio Técnico à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), Tatiana Figueiredo, assim como de várias equipas do ACM.

No contexto dos objetivos da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), o programa do Seminário inclui a apresentação do enquadramento e importância da Década e dos seus principais objetivos, dando enfase às diferentes dimensões que dão visibilidade às pessoas afrodescendentes em todas as dimensões da sociedade e destacando o trabalho do ACM junto das pessoas mais jovens e da comunidade escolar.

O Seminário vai dar a conhecer também o compromisso entre o ACM e a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares (RBE), no âmbito do Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação (2021-2025), através da apresentação do protocolo de colaboração assinado no passado dia 31 de março.

No âmbito da Década, o ACM, através da Equipa de Projeto sobre Desigualdades Intersecionais (EPDI), desenhou um plano de atividades que inclui a colaboração na produção e disseminação de várias publicações, bem como momentos de reconhecimento da presença Africana em Portugal. Entre as publicações destacam-se o cartaz e o folheto informativo da Década Internacional de Afrodescendentes

Consulte o programa e inscreva-se aqui.


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.