Apoio aos refugiados - ACM e Ordem dos Psicólogos Portugueses assinam protocolo de parceria
O ACM e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) assinaram, no dia 1 de julho, um Protocolo de parceria com vista à disponibilização de voluntários para trabalhar com refugiados. A cerimónia decorreu no Hotel do Carmo, em presença do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, do Bastonário para a Ordem dos Psicólogos, Telmo Baptista, e de parceiros do grupo de trabalho da Agenda Europeia para as Migrações.
Este protocolo, que vem estabelecer as bases de parceria entre o ACM e a OPP em três áreas de atuação: Riscos Psicossociais; Estágios Profissionais; e Intervenção de psicólogos em situações de catástrofe, "veio em muito boa hora!", realçou Pedro Calado, sublinhando o facto de esta ter sido uma iniciativa da própria OPP, que vem assim enriquecer a intervenção do país ao nível do acolhimento de refugiados: "Portugal tem feito um trabalho muito importante nesta matéria e, com este contributo, vai ganhar ainda mais relevo".
A Ordem dos Psicólogos, que se encontra a promover a campanha Healthy Workplaces, compromete-se a disponibilizar instrumentos de avaliação dos riscos psicossociais ao Psicólogo com intervenção nesta área, bem como uma lista de psicólogos, certificados com a formação “1000 Psicólogos para Situações de Catástrofe”, para, sem custos associados, serem ativados pelo ACM para apoiar no processo de acolhimento dos refugiados que chegam a Portugal.
Consagrada neste protocolo está também a viabilização de estágios profissionais para os técnicos do ACM: "tratar dos nossos para melhor tratar os outros", frisa Telmo Baptista.
Conheça o protocolo aqui
Notícias relacionadas: