Asset Publisher Asset Publisher

Avaliação aos serviços CNAIM - pessoas migrantes destacam importante contributo para a Integração na sociedade

Imagem em Destaque
Avaliação aos serviços CNAIM - pessoas migrantes destacam importante contributo para a Integração na sociedade
Os Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) assumem um papel central para a integração das pessoas migrantes na sociedade portuguesa. Esta é uma das conclusões de um Estudo promovido pelo ACM, I.P., para avaliar o nível de satisfação de quem recorre aos serviços destes centros.
Desta avaliação, realizada através de inquéritos telefónicos, efetuados entre os dias 25 de Junho e 23 de Julho de 2018, junto de uma amostra de 600 utentes, entre os 18 e os 65 anos de idade, dos serviços dos CNAIM Norte, Lisboa e Algarve, concluiu-se que, a nível global, 80% das pessoas migrantes consideram “muito importante” o contributo dos CNAIM para a sua integração no país.
Neste inquérito, participaram, a partir de uma seleção aleatóri, 124 utentes do CNAIM Algarve, 273 do CNAIM de Lisboa e 203 do CNAIM do Norte, que analisaram não apenas o serviço de atendimento (telefónico e presencial), mas também o acompanhamento realizado, bem como a qualidade da informação prestada.
O atendimento dos serviços em geral vai ao encontro da satisfação de 85,50% dos utentes inquiridos; a qualidade e clareza da informação prestada agradam a 85,10%; e a simpatia do atendimento é destacada por 86,20% das pessoas migrantes inquiridas. Os inquéritos abrangeram migrantes oriundos do Brasil, Ucrânia, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Moçambique, Moldávia, Venezuela, Nepal, entre outros.
Os CNAIM são cofinanciados por programas do Portugal 2020, no âmbito do Fundo Social Europeu e Fundos Europeus, Estruturais e de Investimento (FEEI), sendo o CNAIM de Lisboa co-financiado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa (POR Lisboa), o CNAIM do Norte pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) e o CNAIM do Algarve pelo Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve).

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.