Asset Publisher Asset Publisher

ACM lança primeiro Concurso de Ideias para o empreendedorismo emigrante

Imagem em Destaque
ACM lança primeiro Concurso de Ideias para o empreendedorismo emigrante
Projetos Locais vão apoiar emigrantes no desenvolvimento de competências de gestão
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) acaba de lançar a primeira edição do Concurso de Ideias VEM, que tem como objetivo apoiar os emigrantes micro-empreendedores, que têm projetos para a criação de negócios em Portugal.  
 
De acordo com o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado “O Concurso de Ideias VEM faz parte de um conjunto de medidas, incluídas no Plano Estratégico para as Migrações, que o ACM vai desenvolver para capacitação do empreendedorismo e captação do investimento dos cidadãos nacionais emigrantes, que querem regressar a Portugal” .
Pedro Calado acrescenta “Em paralelo com o VEM, o ACM vai promover Projetos Locais de Capacitação, dando novas valências aos portugueses que estão fora do país e, em especial, aos que querem regressar, para desenvolver o seu projeto profissional em Portugal. Acreditamos que esta capacitação em empreendedorismo é um passo importante na preparação dos emigrantes que pretendem participar nos programas de apoio e de especial interesse para todos os portugueses que, apesar da distância, continuam a sonhar um projeto profissional próprio no seu país”.
 
O concurso, com candidaturas abertas entre 7 de julho e 7 de setembro de 2015, dirige-se a portugueses e lusodescendentes que vivem no estrangeiro e tem como objetivo apoiar a estruturação e implementação de soluções empreendedoras, bem como o acompanhamento em todas as fases de operacionalização indispensáveis para transformar um projeto num negócio em Portugal.
 
Após o período de candidaturas do VEM, serão selecionados até 240 projetos que beneficiarão de apoio técnico para desenvolvimento do plano de negócio. Deste total serão selecionados os finalistas, que apresentarão o seu projeto num elevator pitch, momento crucial para eleger os empreendedores que vão obter até 20 mil euros de financiamento, assim como acompanhamento e monitorização para a implementação e arranque do seu negócio.
 
Podem concorrer a este Concurso os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou os lusodescendentes, maiores de 18 anos, que residam fora de Portugal, que se comprometem a desenvolver uma ideia de negócio a implementar no território nacional, e que vão fixar residência regular em Portugal, criando no país o seu posto de trabalho.
 
O regulamento do Concurso de Ideias VEM, bem como a ficha de pré-inscrição obrigatória encontram-se disponíveis em: http://www.acm.gov.pt/-/concurso-de-ideias-vem

 

Notícias relacionadas:

 
 
 
 
 

 


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.