Публикатор Публикатор

Concluída segunda visita de estudo da Alta Autoridade para a Imigração de Cabo Verde ao ACM

Imagem em Destaque
Concluída segunda visita de estudo da Alta Autoridade para a Imigração de Cabo Verde ao ACM

03.04.2023

A Alta Autoridade para a Imigração (AAI) de Cabo Verde concluiu sexta-feira, dia 31 de março, a segunda de três visitas de estudo ao Alto Comissariado para as Migrações (ACM), no âmbito do projeto Coop4Int, que contou com a presença de representantes da Embaixada de Cabo Verde em Portugal.

Nesta visita de estudo, a Presidente da AAI e quatro técnicos deste organismo tiveram a oportunidade de conhecer diferentes áreas e serviços do ACM, o trabalho desenvolvido por este Instituto e de ter formação em contexto de trabalho, com o objetivo de tomar conhecimento dos métodos e serviços existentes atualmente em Portugal para a promoção da integração de migrantes.

Desta semana de trabalho, destacam-se as visitas ao Centro Nacional de Apoio a Integração de Migrantes (CNAIM) Lisboa, à Câmara Municipal de Odivelas, à Associação Moinho da Juventude, na Amadora, ao Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) Sintra-Queluz – Associação Olho Vivo e ao Centro de Acolhimento para Refugiados (CAR 1), do Conselho Português para os Refugiados (CPR). Estas visitas foram essenciais para partilhar o trabalho desenvolvido pelo ACM e os seus diversos parceiros, em diferentes áreas de atuação e que concorrem, todas elas, para a integração de pessoas migrantes e refugiadas em Portugal. A atividade incluiu também reuniões com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com a Equipa de Projeto sobre Desigualdades Intersecionais (EPDI) do ACM, com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), na qual foi apresentado o Projeto “Práticas Saudáveis – Fim à Mutilação Genital Feminina”. Além destes, realizou-se um encontro com o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), um dos parceiros deste projeto.

O Coop4Int é um projeto que tem como objetivo reforçar as capacidades institucionais de Cabo Verde e os mecanismos de integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana, fortalecendo simultaneamente as prioridades definidas no quadro de cooperação entre ambos os países.

Este projeto, que se iniciou a 1 de dezembro de 2021 e tem a duração de 37 meses, é coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal, tem como parceiros a Alta Autoridade para a Imigração de Cabo Verde, o Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Politécnico de Bragança, e tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da MPF.

Dos resultados já registados no âmbito do Coop4int, destacam-se: a criação de dois postos de atendimento em Santiago, e de duas unidades locais para a imigração, no Sal e na Boa Vista; a contratação pela AAI de nove Técnicos Superiores; a realização de cerca de 800 atendimentos (entre março de 2022 e 15 de fevereiro de 2023); a dinamização de oito ações de formação que contaram com a participação de cerca de 150 formandas/os; a emissão de 17 programas radiofónicos; e, ainda, a realização de 11 palestras de informação, educação e sensibilização sobre a imigração, a diversidade cultural e o diálogo intercultural, em escolas secundárias (nove) e Organizações Não Governamentais (ONG, 2), que reuniram 563 participantes.


Related Articles Related Articles

migrant-support-line

the-line-is-open-monday-to-fridayknow-more

Работает на Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.